Video call

Galguyn G. Brancher
Tendências Digitais
3 min readApr 19, 2017

A vídeo chamada é uma das ferramentas que mais está sendo comentada, devido a campanha da Heads Together (organização do reino unido), com Lady Gaga e o príncipe William.

Heads Together Campanha

Por incrível que pareça muitas pessoas acham que esta tecnologia é recente, mas a verdade é que vídeo chamadas já existem desde 1920 segundo a english wikipedia.

Após algumas décadas foram progedindo para as famosas videoconferências nos anos de 1980 e 1990 tornando-se mais popular, apesar de não ser uma tecnologia tão barata.

Na era dos smartphones surgiu o famoso (porem não muito popular entre os usuários) o Face Time, anunciado pela apple no ano de 2010.

Atualmente vídeo chamada se democratizou sendo integralizado em praticamente tudo. Temos séries como Black Mirror e Westworld que apresentam essa modernização em suas séries.

Como exemplo é possível citar Black Mirror season 3, episode 1: “Nosedive” no qual é apresentada em diversos momentos do episódio em questão; outro é o Westworld no terceiro episódio “The Stray," que aparece o personagem Bernard em uma vídeo chamada com sua esposa.

Episódio do Black MIrror
Westworld vídeo chamada

Trazendo para o âmbito popular do dia a dia de milhões de usuário existem empresas como Whastapp, o qual disponibilizou essa função em 2016, o Skype como um das maneira mais conhecidas para a realização de vídeo chamadas, Snapchat, Messenger, ICQ entre vários outros. Há também sua implementação em outras áreas, por exemplo o Roll20, ferramenta que serve para a realização de partidas de RPG online que permite usufruir da videochamada ao mesmo tempo que se joga para se ter maior interação com cada jogador.

Os utentes tem implementado de outras maneiras além da mais superficiais ( para trabalho ou conversar com o familiar). Temos um grande exemplo que é o namoro a distância; em um mundo mais plural, onde permanecer vivendo muitos anos em um único lugar já não é muito comum, jovens buscam oportunidades de emprego e experiências e para isso se aventuram em outros lugares do planeta. A vídeo chamada auxilou em parte para diminuir a dor ou o impacto da ausência de um indivíduo por causa das barreiras da distância, permitindo que casais jantem “juntos” através de vídeo chamada ou até mesmo sexo virtual.

Esta tecnologia é uma tendência digital que está bem impregnada na sociedade, em maior ou menor grau, que já se tornou algo corriqueiro e aceito pelos usuários, a pergunta agora é o quanto vai evoluir a vídeo chamada? Pois vale recordar que ela é uma evolução da ligação de telefone.

Na humilde opinião deste escritor, elas tendem a evoluir ao holograma tornando em uma experiência mais interativa, algo até que possa transmitir sensações para cada usuário. Deixo aqui aberto para cada um fazer sua reflexão. e um link de uma nova maneira de vídeo chamada proposta por Mark Zuckerberg.

https://www.headstogether.org.uk/oktosay/

--

--