Você pode substituir, com Bela Gil

Patricia Sznaider
Tendências Digitais
2 min readApr 29, 2016

Bela Gil é Chef de Cozinha Natural, apresentadora do programa televisivo Bela Cozinha, da emissora GNT, e apresentadora do Canal da Bela do Youtube, que prega pela alimentação consciente e saudável com qualidade.

Filha de Gilberto Gil e Flora Gil, ela também é engajada em projeto sociais.

Adepta da dieta macrobiótica, Bela traz em seus programas receitas naturais e com muitos produtos orgânicos. Uma característica presente nas receitas são as dicas de substituição de ingredientes que ela dá ao longo de suas falas.

Assim como toda pessoa pública, Bela estava sujeita a críticas por aqueles que não compartilham do seu modo de alimentação — as famosas falas de “aquela fulana natureba”. Depois de vários “burburinhos” na internet sobre ingredientes naturais, receitas improváveis e as reações de seus convidados, eis que surgem os memes referentes as suas trocas por alimentos saudáveis.

Apesar da ideia original dos memes refletirem, infelizmente, uma espécie de bullying virtual para com o modo de vida e alimentação da apresentadora, a mesma levou tudo na brincadeira: “Você pode substituir gente chata por salada de abacaxi com pepino, por exemplo.” — afirmou.

Mas a maior popularidade do meme ainda estava por vir. Foi só quando alguém teve a ideia de mostrar conscientização sobre alguns temas importantes que a coisa toda tomou outro nível de popularidade.

E foi dessa forma que muitas pessoas, grupos e sites se sentiram incentivadas a compartilhar suas idéias sobre política, problemas sociais, preconceito e relacionados, em suas redes sociais. Muito pode se dever ao fato de que, apesar de ser uma mensagem direta para determinados grupos de pessoas, o fato dela estar embutida em um meme de internet pode quebrar um pouco o rótulo de seriedade que um “textão” sobre o tema poderia ter.

Ainda, caracteristicamente, é um meme que não é necessariamente ligado a sua imagem de compartilhamento, sendo facilmente reconhecido apenas pela frase, aumentando o número de pessoa que passaram a incluir tal fala em suas conversas “no mundo físico”.

“Você pode substituir essa nota ruim por TDEs entregues na data, por exemplo.” — aluno anônimo da PUCPR.

--

--