Voice Chat

Walter Vianna
Tendências Digitais
3 min readApr 22, 2018

Voice Chat é definido como uma audioconferência entre duas ou mais pessoas pela internet. Foi desenvolvido em 1995, pela empresa Vocal Tec, para que fosse possível se comunicar online, de forma mais pessoal do que via e-mails ou chats de texto. Além disso, tinha intuito de facilitar comunicações internacionais.

Em 2002, surgia no mercado o Team Speak, hoje em dia um popular Voice Chat, ou VoIP (Voice over Internet Protocol) como era chamado na época. Entretanto, foi em 2003, com o lançamento do Skype, que a popularidade dos chats de voz começaram a crescer. Ele supria as necessidades dos usuários da época. Possibilitava até mesmo uma ligação do computador para um telefone físico. Além de tudo, o software era gratuito. Tornaram-se então comuns as reuniões entre amigos, as conversas entre longas distâncias, reuniões empresariais, etc.

Outro grande fenômeno foi o uso dessa ferramenta como forma de se comunicar em jogos digitais. Durante alguns anos, o Skype, ao lado do Team Speak, dominaram o mercado da comunicação por voz do mundo gamer. Porém, o surgimento de novos hardwares, junto com as falhas presentes em ambos esses softwares (queda de conexões, necessidade de servidores pagos, etc.) demandavam programas que pudessem utilizar de sua capacidade total, e que tornassem a experiência do usuário mais satisfatória, de forma que não interferisse na jogatina.

Voice Chat: Discord

A partir dai, novos chats de voz começaram a surgir exponencialmente e tomaram conta do mercado. A procura do publico por um voice chat com qualidade sonora, facilidade de uso, e quantidade de ferramentas disponíveis (organização de salas, chats privados, chats de texto) torna-se cada dia maior, de tal forma que se tornou ate um “feature” em jogos, isto é, as pessoas procuram por jogos que já venham com seus próprios voice chats embutidos dentro do jogo. Recentemente, o jogo League of Legends, famoso entre os jovens, aderiu a febre dos voice chats devido a inúmera quantidade de pedidos do publico. Alem disso, sites de stream, como a Twitch.tv também passaram a oferecer serviços de voz.

Tela de divulgação do novo voice chat embutido de League of Legends

Sendo assim, os Voice Chats tornaram-se quase uma necessidade entre as pessoas, sobretudo para aquelas que jogam videogames. Hoje em dia, é possível ate mesmo observar professores que utilizam de ferramentas como o Discord para realizar “encontros” com seus alunos e para transmitir conteúdo. Além desse tipo de conteúdo, pessoas utilizam o voice chat como pretexto e conteúdo para seus videos, normalmente de piadas ou situações cômicas, como podemos ver no vídeo abaixo, do próprio canal do game “PUBG: Player Unkown Battlegrounds” :

Podemos perceber que os chats de voz estão presentes em inúmeras situações do nosso cotidiano, e que eles crescem e inovam diversas áreas, como a dos jogos, da educação, do entretenimento e ate mesmo empresarial.

Referencias:

O que e Voip: https://www.falemaisvoip.com.br/o-que-e-voip/

O uso do Skype para comunicacao em jogos: https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/o-uso-do-skype-para-comunica%C3%A7%C3%A3o-em-jogos-9c923d6db9b1

--

--