Interface acessível

mAister
Tendências Digitais
3 min readNov 24, 2018

Com a criação de uma interface visual para os computadores, ficou mais fácil entender os comandos propostos pelas máquinas e a interação entre usuário e computador foi estreitada e seu auge se deu pela popularização do personal computer.

O estímulo visual ajudou a expandir os usuário devido o feedback de ações mas quando não se enxerga? Como faz?

Existe uma estimativa de que no Brasil existam 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, onde 585 mil são totalmente cegas.As minorias que possuem incapacidade visual ficaram por um tempo sem integração para tecnologia e tiveram que de muitas maneira se adaptar a ela como podiam, mas recentemente com a implantação do VoiceOver houve uma mudança nesse panorama.

Como o VoiceOver Funciona?

É simples VoiceOver é um recurso que interpreta por áudio cada detalhe na tela dos dispositivos. traduzindo, ele transforma as imagens em texto e fala para o usuário, muito legal né? Mas não tanto.

Muitas vezes o recurso não se demonstra o melhor dos mundos, sabe porque? As imagens das redes sociais não são descritas para o usuário, apenas sua legenda e se estas possuírem significado subjetivos é difícil para aqueles que não enxergam captar o mesmo que uma pessoa com visão conseguiria.

Com a empatia dos usuários e marcas, criou-se uma hashtag em prol da acessibilidade nas mídias sociais para ampliar o funcionamento já oferecido pela interação, a chamada #paracegover.

Ela funciona de maneira muito simples, é um projeto que incentiva a descrição das imagens na web, mesmo o nome sendo um pouco contraditório, por parecer um trocadilho, na verdade o ver tem como sentido “ter acesso” na mesma proporção de que alguém com visão teria. O projeto surgiu em 2012 e atualmente se encontra em expansão.

Imagem de empresa ultilizando a #paracegover
Usuários em grupo do facebook utilizando a #

E você que é produtor de conteúdo na web, já teve empatia por seus seguidores cegos? Sabe se tem algum? Já utilizou a hashtag? Deixa nos comentários! Ah! A tag não é só válida para imagens! Mas também para descrição de vídeos :)

--

--