Webcomics

Jacqueline Kruk
Tendências Digitais
2 min readMar 18, 2016
Cena da webcomic Hooky

Produzidas especificamente para o meio digital, as webcomics estão ganhando muitos adeptos pela facilidade de divulgação e acesso, e baixo custo de produção em relação às histórias impressas. Elas se tornaram a melhor alternativa para aqueles que sonhavam em escrever suas próprias histórias em quadrinhos. O meio digital permite o uso de recursos que não podiam ser utilizados na mídia impressa, e muitas webcomics se aproveitam das imagens em movimento, sons, hiperlinks e outras formas de interação.

Os leitores se tornam mais ativos, trocando opiniões e comentários entre si e inclusive atingindo o autor, que pode usar o feedback para tomar decisões sobre o futuro da história.

Página da webcomic Last RPG Fantasy

Algumas webcomics se utilizam da interação para decidir a rota dos personagens, como a curitibana Last RPG Fantasy, outras permitem que o leitor se torne um jogador e desvende mistérios por si mesmo em trechos da história através de minigames, como em The Black Brick Road of OZ.

O modo como as pessoas pensam as histórias em quadrinhos podem mudar e se tornar mais dinâmico, trazendo novas formas de receber a experiência que o autor deseja transmitir.

Minigame da comic The Black Brick Road

Grande número de webcomics têm atualizações semanais, criando um senso de rotina, entretanto esse formato também permite uma liberdade maior fazendo com que muitos autores postem novas páginas no seu próprio ritmo. Outra conveniência das webcomcis é o fato de elas poderem ser acessadas em diversas plataformas digitais, e algumas podem ser lidas mesmo offline.

O aumento no número de autores produzindo histórias torna-se um incentivo ao aumento também de pessoas acessando esse conteúdo, pela maior diversidade de temas e interesses que se entrecruzam.

O potencial das webcomics está no seu poder de divulgação, e através delas se dissemina entretenimento, reflexões, visões de mundo, ideais. O autor pode ser um transmissor informação e opinião, porém ele tem tanto poder persuasivo quanto seu próprio público.

--

--