Webvida saudável e sustentável

Izabelle Cristine
Tendências Digitais
4 min readNov 24, 2018

Assim como acontece em todas as áreas nos dias atuais, os indivíduos pesquisam online sobre tudo o que pretendem fazer, e com a área da saúde não seria diferente.

Saúde e bem estar estão se tornando prioridade na vida de inúmeras pessoas, e essa grande demanda resultou em um crescimento de blogs e contas fitness em plataformas como o Instagram, Pinterest e Youtube.

Fitness; palavra de origem inglesa que significa “estar em boa forma física”. O termo é normalmente associado à prática de atividade física e se refere ao bom condicionamento físico ou bem estar físico e mental.

Mesmo alguns indivíduos optando por serviços que funcionam ao seu redor, a grande maioria está dando preferência aos novos conteúdos que estão disponíveis online 24 horas por dia, sete dias por semana. Compartilhando o entusiasmo e conhecimento com os seguidores que buscam conselhos e orientações, os influenciadores de bem-estar estão dominando a internet. Giovanni Campos em seu texto Vida Fitness traz uma abordagem mais detalhada e aponta dados excepcionais sobre a busca e consumo de conteúdos deste tipo.

A maioria dos responsáveis por essas contas fitness já não estão tão focados em gerenciamento de condições, como a redução de colesterol, ou com a dieta em si, e sim em apresentar alimentos de real qualidade. Nutrição positiva e alimentos e bebidas menos processados.

Canal Fast & Fit Brasil

Um exemplo de conta fitness que está super em alta no Youtube é a conta Fast & Fit Brasil, seus vídeos são sobre alimentos saudáveis, sucos detox, bolos fit e outros. A conta atualmente já alcançou quase 200 mil inscritos e esse número continua aumentando.

A alimentação apresenta um forte fator social e cultural por todo o mundo, afinal, comer é uma necessidade. Receitas são passadas de geração em geração, e ingredientes diferentes são encontrados em cada local. Com a globalização, ficou o desejo de compartilhar essas comidas, de ver e experimentar comidas novas.

Afirma Gabriele Eichel no artigo Food Porn: comida na tela.

Outro exemplo é o Comida saudável para todos, além de possuir um blog onde a responsável posta diariamente dicas e receitas saudáveis, a conta do instagram já alcançou 58 mil seguidores.

Alem do fator alimentar, também entra a sustentabilidade no dia a dia. O que sutilmente popularizou essa sustentabilidade foi a cultura DIY (do-it-yourself): faça você mesmo. Em redes sociais como Pinterest é possível encontrar milhares de dicas e tutoriais para decoração, roupas, acessórios, utensílios, móveis, etc tudo feito de materiais geralmente reutilizados e/ou de fácil acesso. Lucas Rodrigues nos conta mais sobre essa tendência em Cultura DIY.

Abrangendo tanto os aspectos alimentares quanto de estilo de vida, não poderíamos deixar de fora a famosa Bela Gil. Conhecida por divulgar e educar as pessoas para um modo de vida mais saudável e sustentável por diversos meios (blog, programa de TV, youtube, instagram), Bela trata assuntos desde receitas e guias nutricionais até maternidade e cosméticos naturais e caseiros.

Esses novos estilos alimentares indicam o fato de que a maneira como enxergamos e entendemos a nutrição e o nosso corpo está mudando, assim como o ambiente e nossa vida em sociedade nos faz repensar e trocar formas de consumo. O que popularizou essas contas online foi o fato de que os estilos de alimentação e de vida se diferem mas também se combinam, e no final, todos eles são sobre bem-estar e desempenho humano, o que é exatamente o que os usuários estão a procura nos dias atuais.

--

--