Conta Ebooks

Victor Gabriel
Aug 31, 2018 · 3 min read

Twitter é uma rede social onde informação é passada muito rapidamente devido a diversos fatores, como empresas anunciando seus produtos, pessoas comuns quanto famosas falando sobre seu dia-a-dia, reviews postados, trailers anunciados; e o fato de que tudo isso está limitado a 280 caracteres apenas contribui com ritmo do sistema.

Enquanto vários tópicos acabam surgindo e desaparecendo em questão de dias ou horas, ainda existem alguns que permaneceram na rede social sem mudarem muito: um deles sendo as chamadas “contas ebooks”.

Várias contas ebooks criadas por diversos usuários, sobre diversos assuntos.

Uma conta ebook é, geralmente, uma conta secundária onde o usuário coloca um bot que puxa tweets de uma conta principal, mistura as palavras do tweets, e posta os resultados; ou seja, é uma conta que posta conteúdo gerado por um bot. Porém, enquanto a maioria das contas ebook pegam seu conteúdo de uma conta no twitter, algumas usam outras fontes como diálogos de jogos ou vídeos com legenda. Nem sempre o que é postado é embaralhado, algumas repostam o que foi pego da fonte; e outras nem contém um bot, os tweets são escritos por pessoas. É um pouco difícil definir claramente o que é devido ao grande número de variações que existem.

Porém, de onde isso tudo surgiu? Para entender o que criou esse fenômeno, precisamos voltar para meados de 2011. Se você visitar o Twitter nessa época, provavelmente vai ver alguém retweetando algo de uma conta chamada “horse_ebooks”.

O horse_ebooks é o principal elemento que popularizou contas ebook; e é daí que vem o nome da tendência. A conta era originalmente um bot que fazia posts promovendo ebooks sobre cavalos e postando links para um site que compartilha o nome com a conta, porém para não ser pego pelo algoritmo de spam do Twitter, acabava fazendo outros tweets que não encaixavam com o resto do conteúdo. A diferença entre os tweets era tão drástica que se tornou em algo cômico — um bot que tweetava sobre coisas relatáveis e sem sentido, e do nada, voltada a spammar links.

Resultados para “Horse_ebooks” no Google Trends.

Devido a popularidade do horse_ebooks, outras pessoas entraram na brincadeira fazendo suas próprias contas ebooks; tentando recriar os tweets estranhos, programando seus próprios bots/IAs ou escrevendo os tweets manualmente. As contas podiam ser sobre qualquer coisa — uma pessoa normal ou famosa, séries, animes, jogos, entre outros. Uma controvérsia ao redor do horse_ebooks; que aconteceu em 2013, também ajudou a estabelecer um lugar permanente para o fenômeno no twitter, e hoje existem até mesmo tutoriais de como criar sua própria conta ebooks.

Contas ebooks eram mais populares alguns anos atrás, porém ainda é possível ver várias se você usar o Twitter por algum tempo, mas talvez seja necessário procurar um pouco por elas. Como o fenômeno surgiu com uma conta que tweetava em inglês, o assunto nunca chegou a ficar muito popular pelo Brasil, logo você não irá achar muitos resultados caso tente achar uma conta ebooks brasileira.

Enquanto uma conta ebooks não traz necessariamente uma grande mudança no dia-a-dia de uma pessoa, ela é uma pequena fonte de entretenimento que as vezes pode criar resultados engraçados e similares aos do horse_ebooks. Além disso, projetos podem adotar o método para gerar popularidade ou promover algum conteúdo — como no caso do horse_ebooks sendo comprado por uma empresa e virando uma performance; porém atualmente, existem meios mais eficientes de gerar interesse em alguma coisa.

Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido entre os anos de 2016 e 2018 pelos estudantes da disciplina Laboratório de Tendências de Design Digital e pelo Prof. Dr. Frederick van Amstel (@usabilidoido).

Victor Gabriel

Written by

Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido entre os anos de 2016 e 2018 pelos estudantes da disciplina Laboratório de Tendências de Design Digital e pelo Prof. Dr. Frederick van Amstel (@usabilidoido).

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade