Animação independente

Gabriela Parizotto
Tendências Digitais
3 min readJun 15, 2017

Ampliando os horizontes, agora animações não dependem só de um canal televisivo para que séries de desenho animado sejam produzidas. Novos meios estão surgindo conforme a tecnologia avança e o meio digital cresce.

O mercado de animação é amplo, porém existem limitações quando se trata de público alvo, onde o maior foco hoje ainda é o público infantil. Mas aos poucos podemos perceber uma mudança crescente nos conteúdos das séries animadas, que também estão se voltando para o público jovem adulto.

O Youtube proporciona uma nova alternativa de postagem de conteúdo, assim animadores individuais estão criando seus próprios canais e até mesmo novas produtoras de animação estão surgindo com base no Youtube, como a Cartoon Hangover e suas diversas séries. Dessa forma é possível que séries de animação voltadas para o público possam ser produzidas e tenham público para consumo.

Série Bravest Warriors da produtora Cartoon Hangover

Novas formas de financiamento de séries estão surgindo, como a de financiamento coletivo pelo Kickstarter. Onde pessoas que se interessam pelo projeto podem contribuir para que ele aconteça.

É o caso da animação Bee e PuppyCat a série que foi lançada no canal YouTube do Cartoon Hangover como dois curtas de 5 minutos, que após ganhar popularidade online, a Cartoon Hangover começou seu primeiro projeto Kickstarter para financiar episódios adicionais. O Kickstarter foi iniciado 15 de outubro de 2013, e atingiu seu objetivo nos EUA de $ 600,000 com apenas 6 dias de início; por fim, eles tinham levantado $ 872.133, ganhando nove episódios de seis minutos.

Animação “Bee e PuppyCat”

Bee e PuppyCat se tornou a animação mais bem sucedida Kickstarter na história, o # 4 filme / vídeo Kickstarter (apenas atrás de três projetos baseados em Hollywood), e o n º 1 Kickstarter com base em um vídeo do YouTube.

Esta série apesar de ser uma animação não é voltada para o público infantil, mas sim para o público jovem adulto que já é um público existente no mercado, mas que devido a burocracias de canais infantis acaba se tornando limitado. Está é uma das vantagens que o youtube proporciona, com público amplo da internet onde cada conta do Youtube pode funcionar como um canal de TV e divulgação.

Animação amadora

Canais de animação amadores estão crescendo, é algo que o Youtube proporciona que nem em sonhos seria possível pela televisão, animadores podem comercializar seu trabalho e conteúdo de forma autonoma e até se tornarem famosos com isso. O mercado de animação é um mercado cruel e dificilmente é possível conquistar apoio de investidores ou compradores do projeto.

Um exemplo de caso de sucesso brasileiro de canal de animação amador é o canal Gato Galático, um canal de youtube com diversas mini séries criadas pelo próprio brasileiro.

Canal Gato Galático

--

--

Gabriela Parizotto
Tendências Digitais

Estudante de Design em fase de TCC, game designer e amante de jogos. Estagiária em UX Design. Realizando um projeto de Gamificação na área de Medicina na PUCPR.