Youtube o novo canal aberto da televisão

Marta Heupa
Tendências Digitais
2 min readMar 20, 2016

Conteúdo áudio visual é umas das maiores, se não a maior, fonte de entretenimento atualmente. Hoje com a internet esse conteúdo pode ser acessado a qualquer momento e em qualquer dispositivo. Umas das plataformas mais utilizadas hoje é o Youtube. Essa rede conta com milhares de usuários cadastrados, que podem tanto acessar e/ou produzir conteúdo.

Assim como a tv o Youtube conta com canais de conteúdos diversos como: culinária, educacional, entretenimento, instrucional e diversos outros. Porém o site começa a ocupar o espaço antes ocupado por programas televisivos, já que ele oferece vantagens significativas.

Algumas delas são:

· Os vídeos não possuem um dia e horário fixo para serem acessados;

· Variedade de conteúdo e opção de escolha;

· Propagandas nulas ou quase isso;

· Pode ser acessado através de diversos dispositivos;

· É possível avaliar o conteúdo;

· Caso deseje permite-se entrar em contato com o produtor o conteúdo;

Tão grande é o sucesso desse site que fazer vídeos para ele se tornou profissão. Canais com grande números de acesso recebem um valor “x” por visualizações. Grande parte desses “vídeos lucrativos” são os chamados vlogs, vídeos pessoais que uma pessoa usa para se expressar.

Um exemplo disso é o canal 5inco minutos, hoje com quase 8 milhões de inscritos. Criado por Kefera Buchman, conta com vídeos de teor humorísticos sobre temas comuns no universo adolescente.

Por consequência de suas grandes audiências, os chamados Youtubers, se tronaram formadores de opiniões. Falando o que pensam, a hora que desejam sem se preocupar com regras, já que não trabalham para nenhuma emissora. Muitas emissoras inclusive, frequentemente contratam ou chama para participações especiais esses profissionais do Youtube para seus programas.

Por tanto hoje o Youtube deve ser visto como grande canal de comunicação, de conteúdos e objetivos diversos. Também devemos ver que além de um meio de entretenimento de fácil acesso, ele pode utilizados para fins mais consideráveis, como por exemplo a educação.

--

--