Yu-gi-oh! e os Hologramas

Danyllo Lisboa
Tendências Digitais
2 min readJun 9, 2016

Yu-gi-oh! é um mangá lançado em 1996 que conta as aventuras em torno do cardgame DuelMonster. Este jogo teria sido criado a partir de antigos hieróglifos egípcios assim possuindo poder e até mesmo alma (coração). O cardgame é extremamente popular no mundo fictício e também no mundo real, com suporte fisícos (cartas) e também digital (sites, aplicativos e games).

Na história, Seto Kaiba teria inventado uma arena que gera os monstros a partir de hologramas, assim trazendo mais emoção para as partidas, que antes eram disputadas em mesas comum assim como na vida real.

O físico Dennis Gabor inventou a holografia em 1948, porém a utilização da holografia sempre esteve fora do mundo games (cards, boards e videogames). O principal uso da holografia é para proteger mídias (CD e DVD), cartões de crédito e cédulas de dinheiro.

No ano passado, a Microsoft fez um vídeo mostrando o HoloLens, um óculos de realidade aumentada capaz de criar hologramas realistas. Podemos questionar se esses hologramas gerados são realmente hologramas, pois eles são visíveis apenas com os óculos.

Trailer de lançamento do HoleLens da Microsoft
Vídeo mostrando o HoloLens em primeira pessoa

Uma tecnologia que realmente utiliza hologramas é a Fight Table G. O Fight Table G é um aparelho que reproduz, através de hologramas, o tabuleiro do cardgame. a Fight Table G também consegue reconhecer quando uma carta é colocada em algum dos espaços do tabuleiro

A Fight Table G sendo usada para o jogo Vanguard

Atualmente parecer haver dois caminhos: realidade aumentada e holograma. Ao meu ver a realidade aumentada está chamando muito mais atenção do que a holografia, porém acredito que a briga será boa.

--

--

Danyllo Lisboa
Tendências Digitais

Residindo nos arredores de Curitiba, estudante de Design Digital na PUCPR, membro da Igreja do Armazém. Amante de Filosofia, Teologia, Design e cultura nerd.