Sobre a tradição da Tenda do Caboclo Pena Branca

Tenda de Umbanda São Cosme, Damião, Doum e as 7 linhas de Umbanda — Onde tudo começou

Nossa tradição existe desde antes da década de 50, onde a Vó Francisca Santiago Pereira iniciou sua vida mediúnica aos nove anos de idade com a manifestação da Cabocla Juremita, no ano de 1944, em Aracaju, no estado de Sergipe.

Vó Francisca iniciou a Tenda de Umbanda São Cosme, Damião, Doum e as 7 linhas da Umbanda no final da década de 90, em Araraquara SP. Antes disso, todos os rituais eram feitos em casa apenas para os familiares. Em 2001, após uma promessa para São Cosme, Damião e Doum, Vó Francisca abriu a casa para pessoas convidadas participarem das giras.

Desde o inicio, os seus guias ditavam toda a ritualística da tradição, tendo como foco principal: nada se cobra, só se pratica o bem e retira-se o mal, contribuir na busca do auto-conhecimento de todos os consulentes e médiuns e auxiliar a sociedade com a festa de São Cosme, Damião e Doum.

Vó Francisca Santiago Pereira (21/11/1933–25/06/2014)

Vó Francisca faleceu em 25 de junho de 2014 e antes de sua passagem, deixou a linda responsabilidade e missão para sua filha consanguínea e de santo Mãe Gisela Pereira Marconato, que desde então continua dirigindo a tenda junto ao seu filho consanguíneo e atual Pai pequeno, Pai Thiago Pereira Marconato.

À esquerda da imagem, Mãe Gisela Pereira Marconato e a direta, Pai Thiago Pereira Marconato — Filha e neto da Vó Francisca, atualmente dirigindo a Tenda São Cosme, Damião e Doum.

A tenda do Caboclo Pena Branca nasceu em Joinville, interior de Santa Catarina com o Pai Leonardo de Oxóssi que iniciou as atividades da tenda em maio de 2017, após receber oficialmente a sua consagração para sacerdócio, de sua Mãe de Santo Gisela Pereira Marconato.

Sobre a Tenda do Caboclo Pena Branca

A tenda iniciou em maio de 2017 com um grupo pequeno de pessoas, nossas giras ocorriam em uma garagem com poucos recursos e sempre tendo como foco a prática da caridade e a auto-evolução dos indivíduos através da espiritualidade, seguindo os valores de sua matriarca.

No inicio de setembro de 2017, inauguramos a tenda no endereço Rua Cidade de Damasco entregando alguns valores para a sociedade.

Leonardo Rifeli — Sacerdote da Tenda do Caboclo Pena Branca, neto da Vó Francisca e filho da Mãe Gisela. Médium atuante desde 2010, iniciou na tradição em 2014.

Trabalhos sociais e espirituais

Em todas as giras que fazemos, nós servimos alimentos para as pessoas que ali estão, também contribuímos na distribuição de cestas básicas, alimentos e roupas para com famílias carentes e moradores de rua que ficam próximos ao terreiro.

Temos eventos para compartilhar conhecimento como aulas e palestras sobre Umbanda e os trabalhos espirituais, contribuindo para a vida das pessoas. Temos alguns depoimentos:

Sobre a nossa tradição é isso. Espero que tenha gostado.

Compartilhe conosco sobre a sua?

Muito axé.