Jogos de carta online
O primeiro jogo de cartas colecionáveis (ou CCG — Collectible Card Game) que ficou famoso — e ainda é — foi Magic. A premissa do jogo é montar um deck (montante de cartas) e usá-las para derrotar o seu oponente, no caso específico do Magic, reduzir a 0 os pontos de vida do oponente. Jogos de cartas colecionáveis viraram febre em vários momentos tendo como públicos crianças, jovens ou até mesmo adultos. O elemento essencial da causa da diversão em todos os jogos de cartas é o fato de comprar pacotes contendo cartas com nível de raridade aleatórios, realizar a troca delas entre jogadores e a constante criação de novas estratégias, havendo várias — e crescentes quando a produtora lança novos cards regularmente — possibilidades no jogo.
Devido a tal popularidade no mundo físico, os CCGs migraram para o mundo virtual, simulando o modo de jogar, fazendo com quem o jogador não precisasse mais sair de casa para encontrar jogadores para realizar partidas. Tal prática se iniciou em modo off-line com Yu-Gi-Oh! Trading Card Game, nos consoles, uma vez que ficou famoso pelo desenho com a dinâmica do jogo de cartas.
Vários jogos de cartas foram surgindo no mundo virtual ao longo dos anos após a entrada do pioneiro Yu-Gi-Oh!, seja com uma versão digital de um jogo já existente no mundo físico (ex. Pokémon TCG, Magic, etc) ou com criação de novos jogos, que poderiam ou não abordar temáticas existentes em outros meios (ex. Dragon Ball Z, Naruto, Digimon, etc).
Entra em destaque como divisor de águas o CCG Hearthstone, da conhecida companhia de jogos Blizzard, com a temática abordada do já famoso World of Warcraft. Este jogo criou não apenas uma versão virtual de jogos de cartas colecionáveis, mas criou a experiência virtual desse tipo de jogo, fazendo uso de alta qualidade artística de ilustrações, animações e interações no jogo. Também criou mecânicas únicas a um jogo de cartas online, que seria impossível reproduzir fisicamente. E isso fez com que este jogo entrasse na lista dos jogos mais jogados do mundo, com vários streamers que ganharam fama com o jogo. O texto de Mariana A. dos Santos explica como se difunde a fama de streamers no YouTube, divulgando os melhores momentos das partidas, explicação de estratégias, etc. Adquiriu até mesmo modo competitivo, com competições regionais e mundiais organizadas pela Blizzard, sendo um grande destaque no mundo dos E-Sports, tal como aponta o texto de João Vitor Miguel.
Diante de tamanho sucesso, está surgindo constantemente novos CCGs, tanto versões que se baseiam nos clássicos (ex. Aestium, Eternal, etc ), como jogos que tentam inovar mecânicas de jogo de diversas formas (ex. Gwent, Faeria, etc). Os jogos de cartas colecionáveis online têm o grande potencial de gerar competitividade com a aquisição de cartas e geração constante de estratégias, e ainda há muito para se explorar a singularidade deste como jogo digital, tal como já se vê não apenas em computadores desktops, mas também em tablets e smartphones, devido à praticidade de simular a jogada de cartas na mesa com o arrastar de dedos na tela.