A ilusão nas artes 2D

Anna Paula Perci
Tendências Digitais
4 min readNov 19, 2018

Artes 2D são desenhos bidimensionais, atrelados à arte em jogos. Podem ser desde desenhos tradicionais e pinturas em tela, até criação de personagens bidimensionais e pintura digital.

Este tipo de arte vem se desenvolvendo no contemporâneo desde o advento da necessidade de ilustradores. A ilustração para capas eram essencial para que o comprador voltasse seus olhos para o livro/revista, tomando sua atenção e ficando tentado a adquirir o conteúdo.

“Quantas vezes um ilustrador não escutou as pessoas dizerem ‘Se eu gostar das imagens eu vou ler a história!’ esse é o ponto chave do trabalho dos ilustradores, vender a história antes mesmo dele não ter vendido nada” LOOMIS, A creative illustration, 1947.

Além disso, na mesma época Walt Disney suplantou a arte, e desenvolveu a técnica de animação no ramo 2D, trazendo-a pela técnica quadro-a-quadro, chamada sweet box. A ilusão em que a animação trazia implantou novos olhares para o ramo da ilustração desde então.

Livro The illusion of Life, 1981

Nos dias atuais, a ilustração está presente em diversos setores, seja em desenhos animados, ilustrações para filmes ou até mesmo para jogos. Com o avanço da tecnologia e a facilidade de pesquisa que temos hoje em dia, a arte evoluiu ao ponto de trazer a ilusão de tridimensionalidade (3D) á um objeto dimensional (2D).

Assim como Eduardo Jaeger cita em seu texto “Fake 3D”, vários jogos utilizam diversas técnicas de ilusão para transformar um desenho em um objeto tridimensional. O normal maps é uma técnica que está começando a ser muito utilizada em jogos 2D, para manter o aspecto 3D. Esta técnica consiste em “mapear” a colorização do desenho, fazendo com que o programa do jogo entenda o sprite do personagem como se fosse um objeto 3D, para que este reaja a iluminação tridimensionalmente. Assim como podemos ver na figura seguinte, o desenho foi feito no 2D, porém reage a iluminação como se existisse tridimensionalidade em tal.

Exemplo de desenho 2D com sua iluminação automática através do normal maps

O uso em cenários 2D para jogos 3D também é muito comum, visto o fato da facilidade de criação de planos 2D para simular o 3D. O jogo Lunia dispunha de personagens 3D com um cenário 2D, visando dar a ilusão de tridimensionalidade para tal, através de volumetria nos valores e iluminação das imagens. Na figura a seguir é mostrado um screenshoot do jogo Lunia, repare que o personagem é modelado tridimensionalmente, porém o cenário, ao notar detalhadamente, é possível reparar a bidimensionalidade deste. Durante o jogo é difícil notar tal façanha, pois o jogador estará concentrado nos objetivos deste.

Screenshoot do Jogo Lunia

Além destes exemplos de bidimensionalidade se passando por tridimensionalidade, outra técnica utilizada nos dias de hoje é a produção de artes extremamente realistas, utilizando os fatores luz e sombra ao seu favor para trazer o aspecto de realismo. Uma modelagem em 3D seria o método mais rápido neste caso, mas muitos artistas, através destas técnicas, conseguem reproduzir volumetria em perfeição, dando a ilusão da imagem ser tridimensional, ou até mesmo uma foto.

Vários jogos hoje em dia utilizam destas técnicas para adicionarem a arte principal de seus personagens. O jogo League of Legends, Arena of Valor e Smite são alguns exemplos em que desfrutam desta técnica para vender seus personagens. Além do estudo de gradação de valores, a iluminação é essencial neste quesito. Segundo o texto “Rim Light” por Gustavo Cravetz, esta luz é uma técnica de fotografia que está sendo utilizada nas ilustrações realistas nos dias atuais. Manter esta Rim light implica na ilusão de separação da imagem com seu fundo, dando o aspecto de profundidade a imagem. Na imagem a seguir, nota-se o uso do gradiente de valores, iluminação e rim light para dar tridimensionalidade a imagem 2D

Arte por Rafael Zanchetin

Esta tendência está tomando conta do universo dos jogos nos dias atuais, tornando-os dinâmicos e muitas vezes, mais belos do que apenas modelados 3D.

--

--