Expresividade na iluminação 3D

Carolina Pavowski
Tendências Digitais
2 min readSep 12, 2016

No TED de Danielle Feinberg, com o titulo de “O ingrediente mágico que traz vida aos filmes da Pixar”, Danielle conta sobre sua experiência trabalhando nos estudios Pixar, e como descobriu que o que faz um animação ganhar vida, é a iluminação.

A iluminação de animações 3D aparentam ser uma tarefa simples, mover luzes, criar sombras e contrastes, a Pixar, consegue em todos os seus filmes apresentar tudo isso, em cenários repletos de magia. A iluminação ajuda a conduzir o olhar do publico, transmitir sentimentos, definir hora do dia, criar um clima, ou até, fazer um personagem ser atraente.

Wall-E 2008

Wall-E é um dos personagens que em primeiro momento não parece interessante, porem, seu olhar consegue convencer o publico sobre sua delicadeza e capacidade de se apaixonar. O olhar do personagem é repleto de luz, você consegue compreender se o personagem está feliz ou triste apenas olhando em seus olhos, mesmo ele sendo um robô.

Valente 2012

Diversos filmes de animação apresentam iluminações que completam a cena, em Valente, o por-do-sol é um ponto importante da historia, e as cenas chamam a atenção para isso.

O espanta tubarões 2004

Podemos comparar duas animações que se passam no mar, “O espanta Tubarões” de 2004 e “Procurando Nemo” de 2003. Apesar das duas se situarem no mesmo cenário, Nemo traz um oceano com mais cores, apesar de não ser o mais realista, a cor e iluminações passam uma sensação melhor de oceano do que no espanta tubarões.

Procurando Nemo 2003

Podemos ver bem o que Danielle Feinberg diz quando fala sobre a iluminação na pixar trazer vida e personalidade ao os filmes, e em resumo, uma boa iluminação pode salvar qualquer filme.

--

--