K3nzuS

Perspectiva isométrica

Thainara Meneghelli
Tendências Digitais
3 min readJun 11, 2017

--

A perspectiva isométrica é uma forma de apresentar objetos de forma que cada um dos eixos (x, y, e z) são separados por ângulos iguais. A isometria é muito comum em projetos mecânicos por ser o tipo de perspectiva que causa menos deformações nas medidas da peça. Este formato tem ganhado muita popularidade no universo digital por conta do minimalismo, que está em alta.

Age of Empires II

A isometria já foi muito utilizada pela indústria de games no passado: Quando ainda não existiam recursos e hardwares potentes o suficiente, a solução para muitos problemas de câmera era trabalhar com a perspectiva isométrica, afinal, o jogador consegue observar o jogo através de um campo de visão muito mais amplo — Ideal para jogos de estratégia como Age of Empires e Sim City.

Divide By Sheep

Atualmente, combinada ao minimalismo, a isometria volta com muita força, principalmente no mercado de jogos mobile. É possível perceber uma preocupação muito grande com a estética e a simplicidade neste meio: O ideal é criar uma interface intuitiva e clara para que o usuário não perca muito tempo, porém, esta mesma interface também deve ser atrativa o suficiente para vencer a concorrência na hora em que o usuário entrar na loja de aplicativos de seu smartphone.

Monument Valley foi o primeiro jogo a fazer muito sucesso através da combinação da isometria com elementos do minimalismo no meio mobile. O jogo faz uso de cores análogas com alguns toques de suas complementares, há também sombras muito sutis apenas para acentuar o volume de cada objeto presente no cenário. Menos é mais.

Da esquerda para a direita: Monument Valley, Daregon: Isometric Puzzles, Evo Explores, Dream Machine e Cubic Mazes

Após este grande sucesso inicial, é possível perceber que surgiram muitos jogos com este mesmo estilo visual (e às vezes até mecânica) em lojas de aplicativos como Play Store e App Store, isto pode acabar saturando o formato, como consequência, ele deixará de ser interessante e passará a ser algo cliché, ou seja, se tornará passado.

Blank

Ao entrar em sites como Behance e Dribbble, é possível encontrar logo nas primeiras páginas projetos de interface que se utilizam da isometria para apresentar — de maneira muito polida, as telas criadas para uma interface. Este recurso trás dinâmica para algo que normalmente é um tanto quanto repetitivo. A técnica também está presente em muitos infográficos por permitir, assim como nos jogos, um campo de visão mais amplo ao expectador.

A isometria é um recurso visual relevante e vastamente utilizado em diversos campos digitais e analógicos, por ser produzida em tão larga escala, é muito difícil que algum dia ela deixe de fazer parte de nosso cotidiano.

Leituras relacionadas:

--

--