Advergames

Talissa Rodrigues
Tendências Digitais
2 min readJun 18, 2017

A consolidação dos video game na cultura popular se deu em meados dos anos 70. Porém, nos anos 80, os jogos estavam competindo com os computadores pessoais, o que ocasionou uma queda de vendas para os jogos. Consequentemente, houve um barateamento no desenvolvimento destes últimos, ampliando o campo de investidores e dando abertura para novas possibilidades. Uma destas possibilidades foram os advergames.

Advergame (Fusão dos termos, em inglês, Advertise e videogame), é o nome dado à estratégia de comunicação mercadológica que usa jogos, em particular os eletrônicos, como ferramentas para divulgar e promover marcas, produtos, organizações ou pontos de vista. (Wikipedia)

Ou seja, é uma ferramenta do marketing digital, que pode ser utilizada para se aproximar do consumidor e conquistá-lo por meio de uma experiência inovadora. Diferente dos outros tipos de recursos do marketing, possui as características da imersão e grande interatividade, sendo uma ótima opção para ganhar a atenção total do usuário, sem outras distrações.

Esses jogos já foram disponibilizados nos mais diversos tipos de interface:

Em Consoles comuns, como o icônico Pepsi Invaders, lançado pela Coca-Cola para alfinetar a concorrente;

… nos Consoles portáteis, como o jogo de corrida da M&M…

… em websites, como o caso do Kung Fu Panda: The Adversary, jogo inspirado na animação que seria lançada…

…em smartphones, como em Twist, Lick and Dunk, da Oreo…

… Redes sociais, como o Brahma Beatbox Hero…

E em banner, como no Coca-Cola, jogo, inspirado no GTA, onde ao invés de praticar crimes, o player precisaria andar pela rua, de carro, e espalhar amor (em forma de efeitos coloridos) aos pedestres.

Tendências relacionadas:

Marketing Digital, de Caroline Nohama,

Jogos inspirados em animações, de Ana Valéria Alvarez

--

--