Automação Residencial

Thaby Cardoso
Tendências Digitais
2 min readApr 1, 2016

Ao falarmos “casa inteligente”, parece que estamos falando de um futuro não muito distante. Mas acontece que ela já é presente no mercado, garantindo maior conforto e segurança ao usuário. Mas se já está à venda, porque poucas pessoas a adquirem?

Além do óbvio, o custo, as pessoas acabam achando muito supérfluo quando o aparelho é “inteligente”. Porém automatização poderá não só tornar sua rotina mais cômoda como também sua casa mais segura, economiza energia, independência para idosos, e te ajuda em tarefas diárias. Esqueceu o fogo ligado enquanto assistia TV? Esqueceu de regar sua planta hoje? Esqueceu a luz acesa da cozinha? A casa te ajuda a lembrar! Ou melhor: te lembra e realiza as funções por você.

Os novos meios de computação, vem ajudando pessoas comuns a fazerem seus trabalhos de forma cada vez mais rápida, eficiente e com menos desgastes. Com o advento da automação, graças à internet e sua conectividade, tarefas repetitivas podem ser realizadas por máquinas, e apenas com um clique através do celular de qualquer lugar que vocês esteja.

Estamos cada vez mais próximos da tão esperada casa em realidade aumentada. Imagine abrir a geladeira e ser exibido um marcador que indica quanto leite ainda há na caixinha ou se algo já passou da data de validade, por exemplo. Ou até mesmo a interface da cozinha listar todos os mantimentos presentes e dar receitas para fazer o jantar com o que já tem?

--

--