BuzzFeed no Facebook Live

Leandro Battaglia
Tendências Digitais
2 min readApr 25, 2016

--

O site BuzzFeed ficou bastante conhecido nos útimos anos devido suas inúmeras tentativas de se tornar viral. Seus vídeos — postados diariamente — conseguem alcançar milhares de pessoas, tratando de diversos assuntos, como receitas, DIY, animais, quizzes, etc, criados através de vídeos ou postagens, junto de seus funcionários — alguns já bastante conhecidos — , mas com um conteúdo sempre voltado para o entretenimento e diversão.

Atualmente o BuzzFeed adotou a tendência da Livestream, no qual exibe entretenimento ao vivo e de forma rápida. Este tipo de conteúdo é bastante conhecido no Youtube, mas agora se tornou viral graças ao Facebook Live — no qual o Buzzfeed é parceiro pago — , que foi lançado recentemente. As Livestreams do Buzzfeed não recebem um tratamento refinado, uma vez que não possuem cenário, e tem enfoque somente nos funcionários da empresa fazendo algum experimento/brincadeira.

No dia 08/04/2016, o site começou suas transmissões ao vivo no Facebook, na qual obteve mais sucesso, onde mais de 800 mil pessoas assistiram durante 45 minutos uma melancia ser apertada por elásticos até explodir.

“Nos próprios comentários do vídeo, muita gente se questionava o por quê estavam assistindo a trasmissão, mas para o CEO do Twitter, Jack Dorsey, às vezes apenas estar “no momento” com outras pessoas durante um evento ao vivo já é o suficiente para você permanecer conectado.” Matéria completa.

O sucesso do primeiro vídeo fez com que a página do Buzzfeed continuasse com os broadcasts, fazendo com que este tipo de conteúdo se popularizasse cada vez mais no Facebook. O vídeo já possui mais de 10 milhões de visualizações após a live.

As livestreams têm se tornado cada vez mais comuns nesse gênero de “programa rápido”, pois já existiam em plataformas como o Twitch por exemplo, mas não abordavam conteúdo desse tipo, somente gameplays e campeonatos online.

Estas livestreams mais descontraídas tendem a continuar, uma vez que em 2011, 7% das pessoas entre 16 e 19 anos assistem mais de 3 horas de vídeo por dia na internet. Atualmente este número saltou para 20%.

--

--

Leandro Battaglia
Tendências Digitais

I draw, play games, and tweet stupid things. Mostly the last one. instagram: @projectl snap: battaglialean