Caminhões autônomos

Ana Carolina Penteado
Tendências Digitais
4 min readSep 14, 2016

Os caminhões autônomos são controlados por uma interface, que é um mostrador multimodal que foi implementado em simulador que exibe pro motorista o visual da tela e exibe o som, e o equipamento de Som surround pode direcionar o som em diferentes posições. E esse simulador fica no vidro dos caminhões, e ela te avisa dos perigos. Com essa interface os sons de alerta são fáceis de aprender, e o simulador também direciona a atenção do motorista e também ajuda ao motorista para classificar as informações e através de um Tablet resolve o problema.

jogo de simulador de caminhão
sinal de alerta na estrada

E com esse simulador para dirigir a noite também tem vantagens o visual sonoro e o visual, que ajuda o motorista de dirigir a noite.

jogo de Simulador de caminhão patch-euro truck 2

Outra empresa de caminhão que está com esse projeto é a Mercedes, e esse projeto da Mercedes -Benz Futuro Truck 2025 é o futuro formato da Mercedes, é muito parecido com outro com o da Scania, mais esse ao invés de ser um simulador projeto direto no vidro do caminhão, a interface é projetada num Tablet, e também alerta dos perigos na estrada, mas não tem sons de alerta, o perigo só aparece no painel. O painel da Mercedes te alerta que tem uma ambulância na estrada e ambulância quer passar e avisa quantos metros que o veiculo está perto de você para evitar acidentes.

interface de um tablet.

Nessa outra eles fizeram uma reportagem no Jornal Nacional, eles fizeram um teste com esse projeto de caminhão autônomo, é um protótipo que o primeiro caminhão autônomo desenvolvido no Brasil que foi desenvolvido por pesquisadores da USP de São Carlos, mais foi com caminhão andando sozinho, sem motorista, mas o ideal que nesse tendência do caminhão autônomo é que o motorista esteja dirigindo o caminhão, não o caminhão esteja andando sozinho, não é o certo.

Mas essa tendência do caminhão andando sozinho tem suas vantagens, ele não faz curvas mal feitas, ele não dá arrancadas e freia das bruscas, e diante do pedestre o caminhão para. Mas esse protótipo desse caminhão já passou por testes, mas ele ainda não está circulando nas estradas, só dentro do Campus da USP de São Carlos. Mas esse caminhão também pode ser dirigido por um motorista.

Nesse protótipo desenvolvido pela USP ele funciona através de radares e câmeras para detectar os obstáculos, e esses sensores juntos servem para estimar a distância e a forma dos objetos mesmo a noite, ou de baixo de chuva forte e neblina intensa, e em cima do caminhão tem antenas de GPS de alta precisão, e essa antena informa a posição exata e também a orientação do caminhão para que o motorista consiga seguir na estrada sem sair da faixa. E nesse caminhão foram feitas modificações elétricas e mecânicas e tudo é controlado por um programa de um computador que ele é capaz de interpretar as informações recebidas e tomar a decisão de como agir.

radares e câmeras para detectar os obstáculos, e esses sensores juntos servem para estimar a distancia e a forma dos objetos mesmo a noite, ou de baixo de chuva forte e neblina intensa,

--

--