Chatbots

André Zamilian
Tendências Digitais
5 min readOct 2, 2017
Assistente pessoal SIRI desenvolvida pela Apple

Chatbots (também conhecidos como chatterbot ou apenas bot)são inteligências artificiais desenvolvidas para interagirem com humanos, que em sua maioria são aplicados a chats em texto. Os exemplos mais famosos de chatbots, são as assistentes pessoais, desenvolvidas para conversar e auxiliar em tarefas simples.

A ideia de uma inteligência artificial capaz de imitar e interagir com um humano não é nova. Tendo como principal representante Alan Turing, que em seu artigo Computing Machinery and Intelligence propôs o que conhecemos hoje como o “Teste de Turing”, o qual consiste em três jogadores: A, B e C; uma conversa deve ser estabelecida entre os jogadores A e B (sendo que um deles é uma Inteligência artificial), e o jogador C deve descobrir qual deles é o humano. Já o termo chatterbot foi criado por Michael Mauldin (Criador do primeiro Verbot) em 1994. Entre 1964 e 1966 o pesquisador do MIT Joseph Weizenbaum, criou aquela que é considerada a mãe dos chatbots, nomeada de ELIZA, a qual simulava uma Psicóloga.

Assistente pessoal Cortana desenvolvida pela Microsoft (a gif demonstras as reações “sentimentais” da assistente pessoal)

Assistentes Pessoais

Os bots mais difundidos para o público geral, são as assistentes pessoais, por estarem em quase todos os smartphones, em computadores com Windows 10 (Cortana) ou Mac OS (Siri), ou em assistentes doméstico, como o google home e o echo da amazon; os assistentes pessoais são os mais “visíveis” entre os bots.

A expectativa criada a respeito das assistentes se amplifica a cada atualização, devido a grande capacidade de interpretação que elas estão recebendo, sendo quase possível estabelecer uma conversa com boa parte delas, algumas são capazes de identificar produtos através da câmera do celular e mostrar lojas próximas ou online que comercializam aquele produto, como é o caso da Bixby desenvolvida pela Samsung. A principal função estabelecida com estas assistentes seria a de auxiliar o usuário em suas tarefas cotidianas de maneira mais eficiente, sem precisar interromper o que está fazendo para poder se organizar. Em alguns casos é possível até jogar alguns joguinhos simples com a assistente, como com a Google Assistant (evolução do Google Now).

Assistente pessoal Google Assistant

Bots Empresariais

Apesar dos assistentes serem os mais reconhecidos, eles não são os mais comuns. Os chatbots mais comuns são os que fazem a relação empresa-cliente, que variam de respostas a comentários em redes sociais à suporte técnico. Como estes atuam basicamente por texto, eles são os mais precisos, o que também se dá a sua função bem delimitada, sem muitas alternativas, o que torna o sistema muito mais preciso. Estes sistemas tem uma naturalidade incrível de interação, o que faz com que muitas pessoas não acreditem que elas foram atendidas por um “robô”. Bots empresariais bastante utilizados, são os existentes no Facebook messenger, devido a grande gama de usuários da plataforma, e a sua versatilidade, podendo desde tirar duvidas, pedir uma corrida no Uber, realizar compras, realizar reservas de hotel, entre outras funções possíveis na plataforma.

Alguns dos bots existentes na plataforma Skype

Bots de Entretenimento

Estes bots são desenvolvidos com a função primária de entretenimento, no caso da plataforma Skype, a lista é imensa, tendo variadas funções, podendo mostrar noticias até imitar personagens famosos. A grande maioria destes robôs não são exatamente úteis, porem eles dão um bom diferencial para o produto, tendo um ambiente mais revigorado e descontraído. Apesar deles terem um aspecto divertido, podem cair no tédio rapidamente e serem completamente ignorados.

Para chats com grande volume

Estes bots são comumente utilizados em Streaming de vídeo e em plataformas de comunicação em grupo, como o Discord e TeamSpeak. Estes chatbots tem como principal função a moderação do chat e não comunicação, bloqueando certos tipos de mensagens ou usuários, eles também respondem a certos tipos de comando, sendo a grande maioria dos comandos existentes nestes bots são criados pelo próprio Streamer ou dono do servidor dos aplicativos de comunicação, estes comando geralmente são executados quando se utiliza do ponto de exclamação no inicio da palavra (!comando), caso não se utilize da ! o bot não ira executar nada. Neste caso, os usuários marcados como administradores são identificados pelo robô e possuem uma série de comandos adicionas para a administração, tanto do chat quanto do bot.

Casos Brasileiros

Blah, Robô Ed. e Sete Zoom

Os três chatbots brasileiros que ficaram mais conhecidos, foram o Blah (feito pela TIM), Robô Ed. (Petrobras) e a Sete Zoom (Close Up). Todos ele tinham uma função de entretenimento, e apenas o Ed. também era utilizado para a educação. O Blah (2004) foi um serviço de conversa por mensagem de texto, em que o usuário poderia conversar com uma das diversas personagens criadas, em 2014 a TIM tentou reviver o Blah como um concorrente do WhatsApp, o app foi um fracasso, quase ninguém ouviu falar dele, ou se interessou em baixa-lo. O Robô Ed. (2004 a 2016) foi uma iniciativa da Conpet (Petrobras), que tinha como objetivo educar as pessoas à respeito de questões ambientais, desperdício de energia elétrica, recursos naturais e mais; já não é mais possível conversar com o Ed. porém seu site continua funcionando. A Sete Zoom (2001 a 2004) foi criada como uma modelo virtual, inclusive participando de ensaios mais eróticos, ficou muito conhecida por sua naturalidade.

--

--