Consumidores Detetives

Fabio Furtado
Tendências Digitais
4 min readJun 14, 2018

Com a grande popularização do e-commerce muitas pessoas começaram a confiar na realização de compras online, mas com a grande disseminação das fake news nos últimos anos, a desconfiança na internet cresceu novamente.

Vamos supor que você está querendo comprar na internet um smartphone que é um recente lançamento no mercado, com um preço médio de R$3.000, e esbarra com uma oferta incrível onde o smartphone está custando R$1.500, você realizaria a compra sem pensar duas vezes? Acredito que a maioria das pessoas ficariam no mínimo desconfiadas em uma situação como esta, sei que pode ser uma situação um pouco especifica, mas exemplifica que a ainda existe uma desconfiança entre os compradores na internet, e as fraudes no e-commerce estão mais presente do que imaginamos. Muitas vezes que vamos conferir um preço de um determinado produto na internet, acabamos encontrando uma grande variedade de preços, o que torna a compra um pouco confusa, deixando o consumidor em dúvida de em qual loja ele vai confiar.

Muitas empresas se aproveitam da mordomia e praticidade que é realizar uma compra pela internet nos dias de hoje, e acabam explorando os compradores com preços elevados, sabendo que muitas pessoas podem realizar a compra naquela determinada loja por conformismo ou pela compra impulsiva, assim como explica Vitor Schlusaz em seu artigo. Muitos consumidores acabam ficando presos à empresas e marcas em que eles confiam, e deixam de investigar os preços em busca de uma oferta melhor, por conta do medo e da desconfiança.

Recentemente a verdade vêm sendo cada vez mais valorizada na internet, com o surgimento de perfis falsos nas redes sociais e influenciadores propagando fake news das mais variadas formas, principalmente no Facebook e WhatsApp, as pessoas estão se tornando mais desconfiadas nesse cenário, e uma confiança que havia se conquistado na internet está se perdendo, por conta dos assuntos recentemente tratados na mídia, como por exemplo a invasão de privacidade, venda de dados particulares para grandes empresas, etc. Se os grandes líderes de vendas no e-commerce não gostariam de serem prejudicados por essa onda de insegurança entre os consumidores na internet, eles deveriam providenciar estratégias para garantir a confiança de seus clientes.

O público na internet anseia pela verdade como nunca, com isso surgiu o perfil de comportamento que podemos chamar de Consumidor Detetive, que é aquela pessoa que desconfia de tudo o que vê e ouve na internet, essa pessoa nunca quer fazer a escolha errada e pagar o que não devia, mas também não quer cair em enganações no momento da compra, o comportamento de prevenção à malandragens durante uma compra no mundo externo físico, está se transportando para a internet. Esse comportamento investigativo pode ser muito bem observado em sites como OLX, MercadoLivre, e o MarketPlace do Facebook, recentemente lançado no Brasil, onde as pessoas divulgam os produtos que quiserem vender, até que outros usuários dessa rede se interessem e entrem em contato para efetuar a compra, mas a prática de roubos em plataformas desse tipo são muito comuns, onde muitos golpes estão sendo praticados, prejudicando a confiança dos consumidores na internet.

Uma outra característica dos consumidores detetives na internet é a prática de assistir vídeos e matérias jornalísticas em busca de reviews dos produtos que deseja comprar, para ouvir a opinião de um profissional, ou de alguém que já comprou o mesmo produto que o consumidor deseja adquirir.

Acredito que os Consumidores Detetives são uma tendência que as empresas devem começar a considerar na hora de elaborar as suas estratégias de mercado, apesar dos grandes avanços na segurança de compras na internet nos últimos anos os consumidores ainda mantém as suas desconfianças diante dos recentes acontecimentos mundiais, de espionagem, fake news entre muitos outros temas que ficam perturbando os pensamentos do comprador.

Referências:

--

--