Contribuição das impressoras 3D na medicina

Nicolle Santi
Tendências Digitais
1 min readApr 1, 2016

A impressora 3D não é tão novidade como a maioria das pessoas pensam. A primeira impressora 3D surgiu em 1984, e foi inventada pelo americano Chuck Hull, utilizando a estereolitografia. Na época eram impressas lâmpadas para solidificação de resinas, o primeiro objeto impresso.

Hoje em dia, a impressora 3D é capaz de produzir inúmeros objetos desde os mais simples como ferramentas e acessórios, até os mais complexos como veículos e casas. Isso tudo ocorre de uma maneira eficiente e, muitas vezes, mais barata.

A impressora 3D é utilizada em diversos setores na indústria, mais ainda não chegou ao uso doméstico. No setor hospitalar por exemplo, ela é utilizada na impressão tridimensional de células humanas, ossos, cartilagens, vasos sanguíneos e até de órgãos, incluindo coração e fígado. Além disso, ela possibilita aos cientistas o estudo de células cancerígenas impressas. Isso faz com que impressora 3D contribua muito para a revolução da medicina, além de ajudar as pessoas acabando com a fila de espera dos transplantes.

--

--