DLC

vitor schlusaz
Tendências Digitais
3 min readMay 26, 2018

Quando os jogos eletrônicos tiveram seu estouro em meados dos anos 70 em empresas como o Atari e Nintendo, eles eram jogados em consoles e em fliperamas. Esses dois sistemas não possuíam internet, então os jogos vinham em um pacote fechado, sem a possibilidade de adicionar conteúdo adicional.

Com o advento da internet nos anos 90 começaram a surgir jogos multiplayer como o Warcraft: Orcs & Humans e Tíbia, nesses jogos o jogador passava muito mais tempo in game do que nos jogos offline.

Com o passar dos anos empresas de jogos offline começaram a pensar em novas estratégias de aumentar o tempo de vida de seus jogos, a solução foi adicionar um modo multiplayer e/ou DLC (downloadable content).

DLC’s como o nome sugere são conteúdos baixáveis, os conteúdos em teoria são extras, e são lançados posteriormente ao conteúdo principal do jogo.

O primeiro jogo a usar a DLC foi o jogo “Total annihilation the core contingency” lançado em 97 pela empresa Cavedog, a plataforma do jogo era o PC.

Total annihilation the core contingency

A Xbox da microsoft foi a empresa que popularizou esse tipo de conteúdo em jogos como Splinter Cell, Halo 2 e Ninja Gaiden.

DLC’s para adicionar o modo coop e multiplayer vem sendo muito populares ultimamente, no ano de 2018 o jogo Final Fantasy XV, lançou uma expansão adicional possibilitando a jogatina online.

Final Fantasy XV

Pacotes de expansão também são adicionados para customizar o seu personagem nos jogos digitais, essa customização pode ser de itens visuais ou de gestos, um exemplo é o jogo Dead by Daylight que lança diversas expansões com esse objetivo.

Dead By Daylight

Confira também um vídeo da DLC de gestos do jogo The Last of Us.

Nos últimos anos as DLC’s vem sendo alvo de crítica por parte dos jogadores, pois segundo eles os jogos vêm incompletos, então eles são obrigados a pagar a mais para ter o conteúdo completo.

Um exemplo do problema que vem acontecendo é o jogo Asura’s Wrath, para saber o final verdadeiro do jogo o jogador é obrigado a comprar a DLC, outro exemplo mais atual é o jogo Middle Earth Shadow of War, onde o mesmo cenário volta a acontecer.

Asura’s Wrath

Nem tudo nas DLC’s é negativo, o jogo The Witcher 3, traz conteúdos visuais em seus conteúdos baixáveis, e as DLC’s trazem histórias secundárias que não mudam em nada a história principal do jogo. A expansão “Blood and Wine” do The Witcher 3 ganhou o prêmio de jogo do ano!, com um único jogo a franquia ganhou duas vezes o prêmio de jogo do ano, uma vez com o jogo base e a outro com a DLC.

No meu ponto de vista as DLC’s são necessárias, além de dar mais tempo de vida aos jogos, ainda ajudam os desenvolvedores que tinham pouca verba inicial a criar mais conteúdo após a venda do jogo base.

--

--