Estética Holográfica

Sara Pires
Tendências Digitais
3 min readMay 10, 2017

O holograma é muito utilizado em filmes de ficção cientifica, como apresenta o texto Interfaces Holográficas Interativas, de Andrew Mülle, podendo até ser considerado um simbolo do futuro, já que apesar de haver muitas pesquisas e protótipos ele ainda não é aplicado ao cotidiano da sociedade.

A tecnologia não é algo palpável, o que cabe a cada indivíduo imaginar a sua estética, como a do holograma, ele poderia ter muitas cores, estilos e formas, mas para os cineastas e cientistas ele é representado em sua maioria na cor azul e translucido, assim também como outras coisas que possam representar a tecnologia como analisa Danyllo Lisboa, em seu texto A Cor Azul e o Futuro e Jeferson Luiz em Imagens translúcidas e o caráter tecnológico.

Procurando uma explicação para tal representação a partir das analises dos textos já citados, podemos talvez explicar a estética holográfica em relação a cor azul, por ela já ser um signo da tecnologia, energia e aparatos eletrônico e a translucides, provavelmente pela luz que é emitida para formar o holograma e para evitar uma confusão com o que é real.

Mas isso é apenas uma possível explicação sobre a estética holográfica, que pode ser confrontada com o vídeo do show do Snoop Dog no Coachella 2012. No show Snoop Dog canta com um holograma do rapper Tupac Shakur, que foi morto em 1996, onde fica explicita a preocupação dos criadores em fazer parecer real.

O que pode nos levar a questionar: Se algum dia os hologramas fizerem parte do dia a dia da sociedade, que tipos de problemas a estética dele pode acarretar? Talvez se ele tiver uma estética própria, como a que tem nos filmes, ao qual as pessoas reconheceriam e saberiam diferenciar o que ou não um holograma, quase nenhum problema, mas e se essas estética chegasse muito perto do real, como o vídeo a cima? Poderíamos se passar por outras pessoas? Continuar uma vida? Ser beneficiado economicamente através de um artista já morto? A estética holográfica, pode ser um assunto serio se analisarmos a que ponto podemos chegar, colocando a ética e segurança em questão.

--

--