A queda do visual esqueumórfico

Luís Felipe Tissot
Tendências Digitais
2 min readJun 20, 2016

Não é novidade para ninguém que o design de interfaces sofreu uma grande alteração no que diz respeito ao design/exposição das informações em suas telas: o padrão 3D realista abriu espaço para uma versão simplificada e leve: o flat design.

Segundo Marta Heupa em seu artigo, “pode ser identificada por usar formas cleans e planas, são características: a ausência de relevos, gradientes, sobras e entalhes; usar elementos simples; conter uma tipografia correspondente ao layout e cores equilibradas; e principalmente por ser minimalista.”

Introduzido pela primeira vez em escala comercial no Windows 8, tomou quase que integralmente o espaço do antigo padrão. Quando o sistema móvel iOS adotou, em sua sétima versão, o estilo visual, seguido pelo Android e outros SOs mobile finalizaram a conversão.

Lançamento do iOS 7

Em seu artigo de nome “Material Design Framework”, Emerson Rissatto diz que as características inerentes deste tipo de layout tornaram um formato acertado para dispositivos móveis. O Material Design é parte do design flat, contudo são diferentes conceitualmente.

Este tipo de estilo visual passou das interfaces digitais para os vídeos. Heupa trabalhou isso em seu artigo. Para ela a animação abrilhanta o formato que já é comum em várias mídias.

A identidade visual Flat é nitidamente uma tendência consolidada e que perdurará nas interfaces digitais.

--

--