Foley Digital

Ana Valéria Alvarez
Tendências Digitais
2 min readMar 29, 2017

Foley, a arte do som, é a criação de sons em sintonia com a tela. Em 1920, o legado de Joey Foley, fez com que o método de adição de som ao filme, após a sua filmagem, durante a pós produção, recebesse o nome de Foley. A técnica analógica do método tem sofrido muitas variações desde seu início. A forma como cada efeito é produzido muda de um artista para outro; porém a alteração mais significativa foi o modo da captura do som.

O vídeo Introduction to Foley and Sound Effects for Film acima, mostra a forma com que o sons eram captados na década de 30. Em um estúdio, diversos profissionais se uniam, desde pessoas que criavam a ilusão de determinado som através de aparelhos, até atores que executavam de forma física suas ações para que o som fosse captado. Toda captação do áudio era feita através de um mesmo microfone, sem edições finais, o que fazia com que qualquer erro mínimo estragasse toda a tomada. Dessa forma, assim como a cena visual gravada, o erro de uma única pessoa acarretava na regravação da cena completa, com todos os integrantes.

A forma de execução de Foley hoje se difere do passado principalmente pela possibilidade de adições de som sobre som. Diferentes profissionais de diferentes áreas sonoras recebem a mesma cena, e em captações separadas criam os sons para a cena final. Eles recriam sons de detalhes, que eles nomeiam como som de Props, e somam com os sons ambiente, sons extras (como passos) e falas dos personagens, que trazem vida à cena. Eles criam diversas tomadas separadas para uni-las durante a pós produção, a edição final. Também adicionam diferentes sons para criar um som muito específico; como no vídeo Foley Artists: How Movie Sound Effects Are Made acima mostra o profissional criando um som de congelamento, onde ele combina sons de vidro, água e efeitos feito com sua voz, até gerar o som final.

O vídeo The Secret World of Foley tornou a tendência mais popular para o público em geral. Não só profissionais ligados à área, mas diversas pessoas se encantaram pela arte, publicaram o vídeo em diversas redes sociais, o que tornou a técnica mais conhecida.

Se pode concluir que a arte do Foley hoje pode ser feita de uma forma muito mais rápida e profissional do que no início do século. Os sons podem ser criados e adicionados ao produto final com uma precisão muito mais específica que na época em que todos os sons eram capturados de uma só vez. Dessa forma o filme, ou vídeo trabalhado consegue trabalhar de uma forma muito mais real para o telespectador.

--

--