Glitch Art

Stephan Remonatto Boufleur
Tendências Digitais
2 min readApr 29, 2016

Apesar do Glitch Art parecer um estilo que foi desenvolvido na atualidade, o termo “Glitch” foi primeiramente usado em meados de 1970, usado para descrever algum erro em acessórios que fazem o uso de uma corrente elétrica. Seus aspectos artísticos começaram a ser notados apenas no tempo em que os vídeo games foram popularizados, onde na hora de colocar a fita, poderia ocorrer um glitch devido a fatores externos (tais como pó e sujeira) ou internos ( erros de solda, erros de programação), que transmitiriam uma imagem diferente do esperado na tela da tv onde o game estava plugado.

Na atualidade, o Glitch Art tem se tornado uma tendência no mundo artístico. Ele passa a ser algo além do erro, uma vez que as pessoas têm criado erros intencionais com o intuito apenas de criar uma arte deste estilo. Este estilo veio para suprir uma necessidade de artes mais caóticas, para pessoas que pensam de um jeito diferente do normal, e que normalmente fizeram parte de uma época onde estes tipos de erros eram mais comuns.

Com o desenvolvimento das tecnologias, o ocorrimento de glitches já não é mais tão frequente. Em contrapartida, existe um grande desenvolvimento de ferramentas que possibilitam a criação deste glitch art “forçado” para as pessoas que apreciam este tipo de arte.

--

--