Mobile Illustration

Raquel Gilber
Tendências Digitais
3 min readJun 12, 2018

Assim como explicitado no texto abaixo, a tecnologia Mobile em vários aspectos avançou e cada vez mais assume funções que alguns anos atrás seriam apenas atribuídas a computadores. Um dos nichos que ainda utiliza bastante o desktop são alguns produtores de conteúdo, entretanto os artistas já estão começando a deixar tal nicho.

Ipad Pro e Apple Pencil

Há alguns anos a forma mais eficiente de se fazer arte digital era por meio da Tablet Wacom, conectada ao computador pelo cabo USB, a qual assumia a função do mouse, atrelada a um bom software gráfico.

Intuos Pro da Wacom

Alguns anos depois apareceu a Cintiq, que possuia um preço muito mais salgado, mas assumia a função de monitor, permitindo ao usuário desenhar diretamente na tela, mas ainda precisava estar conectada a um computador.

Monitor Cintiq.

Com a evolução da tecnologia Mobile surgiram as tablets, e uma das primeiras a trabalhar com a caneta foi a Galaxy Note 10.1 da Samsung, lançada em meados de 2013.

Samsung Galaxy Note 10.1
O Samsung Galaxy Note 10.1 possui uma versão bastante simplificada do Photoshop como um dos aplicativos que vem de fábrica.

Com o lançamento do Ipad Pro e o Apple Pencil juntamente a ótimos aplicativos gráficos (como Sketchbook Pro) que eram muito mais em conta que o Photoshop (ou até mesmo gratuitos) vários ilustradores trocaram a wacom pelo mobile.

Claro que para a maior parte dos usuários que não se encontram no nicho de artistas o Ipad ainda está longe de substituir o notebook. Algumas das razões são o sistema de arquivos que ainda precisa de melhoras e falta de aplicativos essenciais padrão.

Mesmo com esses pequenos inconveniente os Ipads já estão começando a tomar o espaço das tablets wacom pelas questões de ser mais prático e proporcionar ao artista horas de trabalho em ambientes como ônibus que seriam normalmente “tempo perdido”, pois mesmo um notebook neste caso específico seria inapropriado por causa da adição necessária da tablet wacom que exigiria ainda mais espaço.

No grande mercado de escolas de artes digitais já existem cursos específicos para a ilustração digital no mobile. Além de professores na plataforma Udemy que utilizam o material mobile e o divulgam quando os alunos perguntam sobre o equipamento.

A grande influência que as escolas e cursos de artes digitais possuem no mercado é bem explorada neste texto.

--

--