Carol Lima
Tendências Digitais
2 min readMar 14, 2016

--

Implementação da Impressão 3D

Produtos diversos impressos em 3D

A impressão 3D não é necessariamente uma tecnologia atual, mas com o avanço tecnológico atual possibilitou baixar o custo de sua produção e com isso expandindo a sua utilização. O mercado de impressão 3D está em constante desenvolvimento em busca de melhorar o que já se tem e implementar novidades. Já é possível encontrar produtos para diversas finalidades e funções, como acessórios, enfeites, decoração, ferramentas, e muito alem disso.

Nesse caminho, algo que podemos ver em alta, é a impressão de próteses. Já há casos de pessoas que receberam de alguma forma, uma prótese impressa em 3D, que além de ajudar humanos, também ajudam animais. Nesse caso, vemos a junção do design e tecnologia, com a ciência. As etapas de pesquisa, teste e sucesso nessa área vem sendo mostrada e apresentada a todos, despertando o interesse de varias pessoas e por consequência faz com que algumas busquem a profissionalização no assunto.

Prótese impressa em 3D em humano
Próteses impressa em 3D em animais

A divulgação do produto está crescendo, vemos isso na televisão e principalmente na internet devido a sua velocidade de informação. No site da revista Super Interessante, por exemplo, há uma matéria que apresenta a revolução da impressão 3D abordando alguns tipos de utilizações, como impressão de casas, de carros, órgãos, comidas, tecidos, remédios e vacinas. A matéria completa pode ser conferida no link http://super.abril.com.br/tecnologia/a-revolucao-das-impressoras-3d. No vídeo a seguir é possível ter uma noção melhor sobre o que texto retrata.

https://youtu.be/-AFLhAd4iRI?t=6s

A impressão 3D consiste basicamente na transferência de um modelo digital, obtido através de modelagem em programas específicos de 3D no computador, para um produto físico com volume e profundidade. Seguindo as coordenadas e especificações de modelagem e impressão, o objeto vai tomando forma através do derretimento do filamento de plastico (FDM), ou por sinterização seletiva a laser (SLS) ou ainda por estereolitografia (SLA), o método vai depender da escolha de como o objeto deverá ser feito, e da impressora utilizada, mudando portanto o resultado.

Esses tipos de impressão ainda não estão acessíveis a todos pelo fato do preço, custo, e etc., portanto, ainda causam muita curiosidade e despertam interesse nas pessoas leigas e até mesmo naquelas que já possuem algum tipo de conhecimento na área. Esperamos que essa tecnologia continue evoluindo e se torne mais favorável ao bem.

--

--