Grupos de fãs no Facebook

Danyllo Lisboa
Tendências Digitais
2 min readApr 29, 2016

Uma das maiores funcionalidades do Facebook, na minha opinião, são os grupos. Os grupos são espaços que podem ser abertos, fechados ou ainda secretos, onde as pessoas tratam sobre temas mais específicos. Com a popularidade do Facebook, criadores de conteúdo (bloggers, vloggers, e podcasters,) começaram a utilizar os grupos do Facebook para que seus fãs conversem sobre a temática dos conteúdos, se relacionem, façam amigos e principalmente se divirtam.

Existem os grupos em que qualquer um pode entrar e existem os grupos pagos. Nos grupos pagos ( que geralmente são pagos via Patreon ou Padrin) o relacionamento se dá de forma muito mais fácil com os criadores, porque eles são mais presentes.

O blog Ah Negão possui grupo aberto e grátis no Facebook
O Anticast possui grupo fechado e pago no Facebook

Eu atualmente participo de dois grupos fechados e pagos: A Cracóvia do Anticast e o Bar e Mercearia dos Crentassos. Nos grupos pagos, as pessoas conseguem se relacionar com os criadores mais facilmente ( já até dormi na casa de um deles).

Muitos dos criadores de conteúdo são pessoas normais (por normal entenda não-famosões) que tem como admiradores pessoas normais. Essas pessoas se interessam em criar laços com seu público e o público se interessa em criar laços com eles. Acredito que essa relação Criador e fã tende a ser cada vez mais forte.

--

--

Danyllo Lisboa
Tendências Digitais

Residindo nos arredores de Curitiba, estudante de Design Digital na PUCPR, membro da Igreja do Armazém. Amante de Filosofia, Teologia, Design e cultura nerd.