Jogos inspirados em animações

Ana Valéria Alvarez
Tendências Digitais
2 min readJun 6, 2017

Independete da época, sempre se foi visto como normal a criação de jogos inspirados em desenhos e animações. Seja uma estratégia de venda, uma forma de chamar atenção ou um apelo emocional, desenvolvedores de games utilizam de personagens fortes já conhecidos pelo público para criar jogos que tenham uma probabilidade de aceitação maior, sem nem mesmo levar em conta a jogabilidade ou estilo.

Missão de Honra — Jogo inspirado no desenho Hora de Aventura

Na área de jogos inspirados em programas que ainda estão no ar o caminho tomado ao usar personagens de desenhos animados é levar o jogador em potencial a querer jogar através do impulso e familiaridade. “Eu conheço esse personagem, gosto dele e me identifico; Me divirto com o desenho então vou me divertir com o jogo também; Estou curioso para saber como se joga, já que no desenho a história funcina de tal forma.” Assim o usuário será impulsionado a jogar e partindo disso fazer suas próprias avaliações.

Pokemon Go — desenho inspirado no anime Pokemon dos anos 90

Outra abordagem muito utilizada é o apelo nostálgico do jogador, que é muito visto em diversas área de entretenimento. Ao trabalhar com desenhos mais antigos, que envolvem lembranças potenciais da infância do usuário, o desenvolvedor cria laços emocionais com ele, o que leva o jogador a procurar conhecer o produto, indo além da curiosidade, até as memórias afeto pelos personagens.

Seja qual for a forma de abordar o jogador, trazendo conforto emocional ou despertando curiosidade, o uso de personagens e temas de desenhos animados continuará a ser utilizado no mercado de jogos. Essa tendência faz sucesso desde seus primeiros usos e continua a se popularizar com diferentes tipos de jogos, para diferentes públicos, o que prova ser um método muito eficiente para o campo da criação de games.

Posts relacionados:

--

--