“Já acabou Jéssica?” O vídeo, a frase, e sua repercussão anti-bullying

Guilherme Müller
Tendências Digitais
2 min readMay 2, 2016

Vídeos de brigas de escola entre adolescentes podem ser encontrados aos montes na internet. Mas nenhum viralizou tanto quanto o conhecido “ Já acabou Jéssica? “

Vídeo original

O vídeo mostra uma briga entre duas garotas, onde a menina que estava levando a pior, Lara, após apanhar, se levanta e solta a famosa frase “ Já acabou Jéssica? “ para a outra. O simples fato de, mesmo perdendo, a garota ainda ter “levado a melhor”, foi o suficiente para ela ser reverenciada como uma heroína nas redes sociais, e sua frase usada em diversas situações. E como todo herói da internet, ela recebeu suas devidas homenagens.

Mas o que tornou esse vídeo tão popular? Há quem diga que o vídeo até serve como incentivo à resolver as coisas a base da briga, mas essa é uma interpretação errada, pois a mensagem, e o motivo pela popularidade do vídeo é contrária a essa ideia. Lara não ficou famosa por ter apanhado, mas sim por ter se levantado, e não ter se submetido a sua agressora. E foi isso que deu a ela tamanha fama. E embora a frase seja usada diversas vezes de modo satírico ou cômico, a frase foi além das piadas, e se tornou um bordão nos lábios daqueles que sofrem agressões, físicas ou não, que se traduz para “ É só isso? Pois aguento muito mais “. E a mensagem anti-bullying que esse pensamento carrega não ficou só nas piadinhas das redes sociais:

Na imagem acima, postada na página do Facebook da Polícia Militar, vemos a como o vídeo foi aproveitado em uma campanha contra bullying, com foco na conscientização sobre agressão física e suas consequências.

--

--