Memes : a nova ironia e método de informação satirizada na internet.

Erick Gustavo
Tendências Digitais
2 min readApr 25, 2016

--

É inegável que a internet tem virado terra de ninguém, ou melhor de um sujeito indefinido porém caracterizado nas terrar tupiniquins com “A Zueira”.

Por conceito , Meme é um termo criado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller O Gene Egoísta. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou entre locais onde a informação é armazenada.

Na prática os memes servem a diversos fins, sejam trazer divertimento, satirizar situações reais, seja criticar pessoas publicas, ou situações ocorridas no cotidiano.

Suas diversas formas podem ser através de “printscreens”, imagens, desenhos, normalmente acompanhado de legendas que complementam a informação e dão o “ar da graça” a essa, podemos chamar assim, evolução de tirinhas e cartoons, presentes até hoje na sociedade.

Na terra da internet quem nunca ilustrou um pensamento, ou comentou alguma matéria, post, pensamento de outras pessoas utilizando um meme que lhe espressava muitas vezes melhor do que uma simples palavra?

Os memes foram inseridos na sociedade, de certa forma, como um ponto positivo, pois muitas pessoas conseguem desenvolver pensamentos criticos e expressar através deste conjunto de linguagens, seus pensamentos e sentimentos de forma crítica e construtiva (muitas vezes).

--

--