Microtransações

Marcos Cerqueira
Tendências Digitais
2 min readNov 20, 2017

Microtransações, como o nome já remete, se refere a pequenas compras realizadas dentro de um jogo, normalmente jogos gratuitos, seja para comprar itens cosméticos, moeda virtual, baús de itens aleatórios, etc. É uma prática que inicialmente não interferia com o jogo em si, mas ultimamente alguns itens a venda dão certas vantagens aos usuários que compram quando comparados aos que não praticam a mesma ação.

Jogos lançados pela plataforma Steam recebem suporte da própria plataforma para a realização de compras, sem contar que a Steam possui um mercado de compra e vende de itens embutido em seu sistema. Esta tendência é muito parecida com os Gacha Games japoneses, onde a pessoa paga para receber itens, muitas vezes aleatórios.

As microtransações fez com que muitas pessoas começassem a utilizar dinheiro real para comprar coisas dentro do jogo. E muitas vezes o consumidor compra o jogo e ainda paga para adquirir coisas dentro dele.

Esta tendência foi identificada pois a maioria dos jogos de grandes empresas lançadas ultimamente possuem este sistema incluso.

Muitas pessoas não gostam das microtransações pois não aceitam pagar por algo além do jogo, ou simplesmente não acham justo, mas há um público que não se importa com isso e irá pagar para para ter mais coisas. Dessa forma diversas empresas poderão aproveitar e criar novas formas de venda dentro de jogos voltados a este público.

--

--