Moda 3D

Ana Valéria Alvarez
Tendências Digitais
2 min readMar 15, 2017

A tendência de imprimir peças tridimensionais está cada vez mais comum em diversas áreas. Em produtos, utensílios, e mais recentemente em peças de vestuário como sapatos, bolsas, e o mais surpreendente: as roupas em si. Desde o início de 2014, designers de moda desenvolveram peças através da impressão, onde era criadas centenas ou milhares de “articulações”, que após a sua união poderiam se tornar algo vestível. Era ainda uma tecnologia muito cara e distante da realidade da maioria, e sendo vista como uma grande forma de ostentação.

Não muito tempo depois, em 2015, uma aluna recém formada da Shenkar College of Engineering and Design, de Israel, desenvolveu uma coleção de peças inteiramente impressas em uma impressora 3D da forma mais caseira possível. Ela conseguiu desenvolver uma forma com que o material impresso tivesse um resultado parecido com tecido, que ela comenta ser parecido com renda. As peças possuem um movimento muito único e uma beleza indistinguível.

“Eu quis criar uma coleção ready-to-wear impressa inteiramente em casa usando impressoras que todos possam conseguir.”

A impressão 3D no ramo têxtil continuou avançando e quebrando barreiras. Na New York Fashion Week de 2016 a passarela recebeu o vestido conhecido como Oscillation Dress. O estilista Gabi Asfour explica que o vestido é montado como um quebra-cabeças, saindo de formas bidimensionais criando um produto final tridimensional, e que para isso possa ser feito é necessário que o material seja bem maleável e confortável ao corpo.

A impressão 3D no ramo da moda ainda é uma área que pode ser muito explorada, porém ainda não se tem um público formado para compra, nem um profissional específico para a produção, o que faz com que esse desenvolvimento seja mais lento.

--

--