O Swipe como Tendência de Interação

Patricia Sznaider
Tendências Digitais
3 min readJun 21, 2016

Se você é um atual consumidor de tecnologias mobile, você é, também, um utilizador da interação swipe — por mais que você, talvez, nem saiba direito o que é isso.

Sendo um termo em estágio de popularização onde, ainda, não é conhecido de forma absolutamente abrangente, a interação swipe teve seu início anos atrás. Seu surgimento foi naturalmente ligado ao avanço da tecnologia touch screen, mas na época parecia não ser objeto de conceito e era denotado de outras formas, como a tela de bloqueio do iPhone que indicava a frase “Slide to unlock”.

A popularidade cresceu (e ainda cresce) recentemente, em meio à fama de aplicativos que utilizam desta tecnologia para receberem dados e promoverem uma ação a partir disto. O maior exemplo é o Tinder, onde o swipe para a direita diz ao aplicativo que você curtiu o perfil de outro usuário, e o swipe para a esquerda diz o oposto, rejeitando o perfil. Somente a partir destas interações, quando dois perfis em comuns dão um swipe para a direita, mostrando mútuo interesse entre si e ocorrendo o chamado “Match”, é que se pode “desbloquear” a interação final e principal do aplicativo: o bate papo entre usuários que querem se relacionar.

Aplicativo Tinder (existem rumores sobre o ator Leonardo DiCaprio ser assíduo usuário. Sob o nome de “Leonard”, ele seria “obcecado em “dar swipe” em garotas e ver quem está a sua volta”).

O início da interação swipe também pode ser vista no lançamento das opções de teclado Swype. Bastante conhecida, esta opção de teclado foi novidade perto do ano de 2010. O sistema permitia que o usuário escrevesse textos e mensagens em seu smartphone apenas deslizando o dedo pela tela. Outra facilidade do aplicativo era que ele “aprendia” os hábitos do usuário e conseguia prever, as partir das palavras que ele mais usava, que palavra ele iria utilizar em seguida.

Demonstração do teclado Swype

O swipe pode ser visto há algum tempo em algumas interações mobile, como em galeria de fotos ou aplicativos de notas em que o swipe para cima/baixo/esquerda/direita geralmente corresponde à ação de excluir ou arquivar coisas. Porém, sendo realmente uma tendência de interação atual e um sistema que aponte para os novos hábitos da geração atual de consumidores de tecnologia, o swipe está cada vez mais popular e sendo implantado em outras opções de interface e formas de aplicativos, e a previsão é que a interação se torne cada vez mais comum nas mais diversas possibilidades de uso.

--

--