Parental Controls

Felipe Furtado
Tendências Digitais
2 min readMar 14, 2018

Crianças e adolescentes, nos últimos anos já possuem acesso a uma infinidade de informações através da Internet e isso pode ser muito benéfico se essas informações forem aproveitadas de maneira saudável pelos jovens. Essa geração apesar de obter a vantagem do imediatismo de respostas e busca de informações estão sujeitos ao acesso de conteúdos inapropriados e perigosos para suas idades. Para controlar e manipular o conteúdo visualizado foi desenvolvido a ferramenta de Parental Controls ou Controle dos Pais que foi desenvolvido a principio para filtrar o conteúdo da internet, possibilitando que os pais pudessem evitar que seu filho visse algo indesejado.

Atualmente os jovens tem como parte do seu cotidiano a utilização de tecnologias diversas, trazendo benefícios e malefícios para a saúde, com isso o Parental Controls foi evoluindo junto das tecnologias e adaptando-se a diferentes meios, esse é um recurso que está sendo cada vez mais comum nos aplicativos, smartphones, navegadores de internet e consoles de videogames, uma vez que a nova geração está recorrentemente tendo problemas com vício nessas tecnologias. A sua aplicação pode ser observada no Nintendo Switch e Playstation 4, onde os pais podem controlar o tempo de jogatina diária dos seus filhos.

Trailer apresentando o recurso de Parental Controls no Nintendo Switch

Esse recurso tende a desenvolver-se, pois devido a velocidade das transformações tecnológicas e suas aplicações o Parental Controls pode ser aplicado em diferentes cenários, expandido o seu uso para o cotidiano real das crianças e adolescentes, onde os pais poderiam controlar quem e o que gostariam que seu filho visse ou interagisse, amenizando assim a possibilidade de más influencias em sua vida.

Cena do episódio Arkangel — Black Mirror
Trailer do episódio Arkangel do seriado Black Mirror

O episódio Arkangel da série Black Mirror apresenta um cenário onde a aplicação do Parental Controls é mais complexa e direta na vida dos jovens, influenciando completamente a sua formação de valores e senso crítico. A série apresenta as consequências do uso abusivo do recurso que acaba atrapalhando mais do que ajudando a personagem do episódio, apontando possíveis problemas em futuros projetos envolvendo essa tecnologia. O Parental Controls tende a evoluir para uma espécie de babá do futuro, onde os pais poderiam administrar a vida dos seus filhos a distância, auxiliando para um crescimento saudável do indivíduo.

--

--