Python: a linguagem que está engolindo o mercado

Matheus Kuhnen
Tendências Digitais
4 min readApr 21, 2018

Desde seu lançamento em 1995, a linguagem de programação Java se tornou uma das mais importantes linguagens de programação para computadores, tomando o lugar das então populares linguagens C e C++. A força que Java ganhou no mercado vem de sua grande compatibilidade com qualquer tipo de hardware ou sistema operacional e por ser uma linguagem interpretada orientada a objetos.

No entanto, por mais incrível e popular que a linguagem de programação Java possa parecer, ela vem perdendo espaço nos últimos anos, juntamente com as outras linguagens populares (php e C#). Essa perda de popularidade vem acontecendo por diversos motivos.

O primeiro motivo que causou o estopim da decaída na popularidade de Java começou com o lançamento da versão 1.5 do Java — também conhecido como Java5. Essa versão trazia diversas ferramentas novas para os programadores, mas também trouxe com ela problemas de compatibilidade com as versões anteriores da própria linguagem. Além disso, a velocidade de processamento do Java é muito menor se comparado a outras. O segundo motivo se dá pela crescente procura por outras linguagens que possam suprir as necessidades que o Java não consegue — como a facilidade de aprendizado e a falta de ferramentas (além da própria velocidade)— e é aí que chega a nossa linguagem favorita: Python.

Dados de pesquisas no google (abril 2013 — abril 2018)

Python é uma linguagem de programação também orientada a objetos lançada 1991, mas não conseguiu ser muito popular ao longo dos anos por também possuir problemas de compatibilidades quando aconteceu o lançamento de sua versão 3.0. Em 2010 foi criado, entretanto, uma versão de número 2.7, que aumentava a compatibilidade entre a versão 2.0 e a 3.0 da Python. O desenvolvimento da linguagem foi pensado para ser flexível, simples e acessível, e ela cumpre com todas essas promessas.

Flexibilidade: a linguagem é interoperável, ou seja, ela se comunica de forma clara e direta com outras linguagens e é tão versátil quanto o Java quando o assunto é utilização em sistemas operacionais. Isso a torna uma linguagem robusta, podendo ser utilizada em diversas áreas, como machine learning (aprendizado de máquina), back-end de sistemas complexos, processamento de efeitos especiais em filmes e, claro, análise de dados em sistemas como Big Data.

Acessibilidade: por ser uma linguagem de código aberto, a comunidade é muito aberta a explorar e compartilhar soluções para diversos tipos de problemas, então é bem provável que o problema que você está tendo alguém já tenha resolvido em algum ponto.

Simples: Python é uma das linguagens de programação mais fáceis de se aprender dado suas características. Seu design torna o código claro só de olhar — o que diminui a carga de memória que a pessoa que está aprendendo tem que ter com a linguagem — , reduz a utilização de caracteres especiais (como ponto e vírgula e sinal de igual).

Esse último ponto pode ser, inclusive, um dos fatores que tem aumentado tanto a utilização de Python no mundo — especialmente em países mais desenvolvidos. Por sua facilidade de aprendizado, qualquer pessoa pode começar a programar sem precisar de um nível elevado de conhecimento. Nos últimos anos, pela análise de trends do site Stack Overflow, uma das tags de maior crescimento de procura nas linguagens de programação é a linguagem Python.

Gráfico de perguntas por tags no site Stack Overflow (21 de abril)

Outro gráfico em que podemos ver o crescimento da linguagem Python ao redor do mundo é um fornecido pelo site TIOBE, que realiza pesquisas de qualidade de software. Nessa pesquisa foram calculados dados de diversos sites de busca (google, yahoo, etc.), quantidade de cursos disponíveis e quantidade engenheiros de software ao redor do mundo habilitados em cada linguagem.

Posição global de cada linguagem de programação ao longo dos anos

É possível ver que Java ainda é a linguagem mais utilizada no mundo, mas Python é uma das linguagem que mais vem crescendo ao longo dos anos.

Esse aumento na popularidade da linguagem pode fazer com que Python seja ainda mais utilizada para ensinar programação para estudantes. Ela pode, além disso, aumentar a quantidade de pessoas que permanecem nessa área pela facilidade de uso encontrada em suas programações, um contraste que acontece se compararmos com a dificuldade da linguagem C e C++, que é comumente ensinado em salas de aula.

Com as vantagens propostas pela Python e os problemas que Java vem enfrentando recentemente, podemos concluir que Python continuará a crescer por muito tempo. A Python veio para engolir o mercado.

Python se preparando para engolir o mercado

--

--

Matheus Kuhnen
Tendências Digitais

Formado em Design pela PUCPR e buscando a especialização em UX e UI. Amante de todos os tipos de jogos e completamente apaixonado por inovações tecnológicas.