Remake de jogos

Rayane Mendes
Tendências Digitais
5 min readNov 5, 2018

Muitas vezes, é difícil de criar algo que tenha o impacto e a qualidade alta dos clássicos de cada gênero, seja para filmes ou jogos, essas criações que marcaram são vista como um padrão mínimo de qualidade no desenvolvimento de novos títulos. Dessa maneira, se torna uma tarefa difícil satisfazer estes requerimentos ou até mesmo superá-los, por isso, um produtor pode achar mais vantajoso trabalhar em cima de um clássico melhorando e atualizando certos aspectos, ou seja, essa adaptação feita para a geração moderna é chamado de remake.

Atualmente, há uma crescente no lançamento de jogos remakes que estão sendo bastante populares nos consoles atuais, como PS4, Xbox One, Nintendo Wii U. Esses relançamentos estão em alta, pois por alguns consoles atuais não serem retrocompatíveis, as empresas estão percebendo que existe uma maioria que ainda joga os clássicos através de emuladores por não terem mais acesso a eles ou ao console antigo. Com isso, essa adaptação dão a oportunidade de novos jogadores conhecerem alguns dos jogos clássicos da geração passada, assim como, os que tiveram contato ter a nostalgia de jogar novamente o jogo que marcou sua infância com qualidade melhorada.

Devido ao avanço da tecnologia, tudo que tem relação com o meio digital também é afetado e os jogos são um deles. As evoluções dos gráficos de jogos digitais ocorrem, pois as indústrias de jogos veem a possibilidade de explorar gráficos, mecânicas e aperfeiçoar o visual devido aos fabricantes que lançam novos modelos de consoles, nos quais muitos não são retro compatíveis, isto acontece porque estimam que a vida do produto é de cerca de cinco anos. Dessa forma, “o mercado reage comprando os novos modelos e, com novos jogos, novos acessórios. A cada nova geração (advinda do avanço da eletrônica digital) um novo ciclo de aquisição de games e acessórios se iniciava.”

Entretanto, a popularização do termo tem confundido o público já que existem outras formas de relançamentos como remasterização e retrocompatibilidade, e qual é as suas diferenças?

A remasterização é uma leve melhorada no gráfico e interface do jogo com alta definição, sem modificações na estrutura em si do jogo, ou seja, a resolução é apenas adaptada para as televisões atuais. Normalmente são jogos das gerações passadas que fazem esse tipo de relançamento, como o jogo Final Fantasy X/X-2, Okami HD, Bioshock e outros mais.

“Os remasters surgiram ainda no PS3 e Xbox 360, os primeiros consoles compatíveis com televisões de alta definição a 720p e 1080p. Antes deles, videogames como o PlayStation 2, GameCube, Xbox (original) e Nintendo Wii eram projetados para exibir seus gráficos em televisões de tubo, com resolução de 480i. Nas televisões mais modernas o visual dos jogos ficava feio e gerou demanda pelos remasters.”

Comparação dos gráficos da remasterização do jogo Final Fantasy X

A retrocompatibilidade são consoles mais atuais que rodam jogos das gerações anteriores, porém diferente da remasterização não é otimizado o gráfico para aproveitar todo o potencial dos novos videogames, ou seja, o visual não é melhorado e permanece igual ao o original, até mesmo o desempenho do jogo. Atualmente, o único console que é ainda retrocompatível é o Nintendo Wii U que roda os jogos antigos do Wii.

Contudo isso, o remake é o que mais causa altas expectativas dos jogadores, pois não é um simples remasterização. No remake é trabalhado toda a estrutura do jogo desde do visual até as mecânicas do jogo, onde pode se implementar conteúdo adicional ou até mesmo modificar um pouco o jogo para criar novas experiências. Alguns dos clássicos que estão no aguardo pelos fãs e pela geração atual que gosta do gênero é o caso do jogo Resident evil 2, no qual todo o gráfico, jogabilidade e narração da história está sendo refeita para impactar o jogador.

Comparação dos gráficos do remake do jogo Resident Evil 2

Outro jogo que também é esperado pelos fãs e os outros lançamentos da série vem sendo bem reconhecida é o Final Fantasy VII, onde a principal diferença do jogo original para o remake, além do gráfico, é a jogabilidade que tem a proposta de ser totalmente diferente do clássico. Eles pretendem implementar a mecânica do famoso jogo atual, Final Fantasy XV, no remake.

Comparação dos gráficos do remake do jogo Final Fantasy VII

Além desses, há outro jogos que tiveram um remake como Final Fantasy IV, Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, The Secret of Monkey Island: Special Edition, Secret of Mana Remake, entre outros. Remakes é ainda um assunto polêmico, pois tem fãs que se dividem onde defendem a nova versão e outros que se sentem ofendidos por refazerem uma produção de qualidade. De qualquer forma, a adaptação de jogos clássicos é uma tendência que sempre vai ter uma demanda pelo público, pois quando o resultado é positivo pode até mesmo renovar o título antigo.

--

--