Impressora de Comida

Rodrigo Romanowski
Tendências Digitais
3 min readApr 17, 2018
Maquina de comida (Os Jetsons)

O conforto e a praticidade de conseguir as coisas através de apenas um botão sempre foi algo que o ser humano perseguiu durante toda a jornada tecnológica. Desde comida até armas, a ideia de uma máquina que conseguisse produzir aquilo que você quisesse na hora que você escolhesse de uma forma prática foi utilizada em diversas séries e filmes como uma amostra de um mundo futurístico, em que qualquer coisa parecia ao alcance do cidadão comum.

Replicador (Star Trek)

Em diversas séries podemos observar personagens utilizando a famosa máquina de comida, uma engenhoca que permite conseguir qualquer refeição por mais complexa que fosse pressionando apenas um botão. Esse tipo de tecnologia teve o conceito expandido em Star Trek com a criação do Replicador, um aparato que inicialmente era utilizado apenas na criação de alimentos, mas passou a adquirir novos usos durante o seriado.

Todas essas ideias seriam eventualmente trazidas ao mundo de uma forma similar com a criação das maquinas de comida, café e refrigerante como as conhecemos. Tendo uma quantidade de produtos pré-definidos, bastaria inserir o dinheiro na máquina e apertar a combinação certa de botões para conseguir aquilo que você queria. É importante notarmos, porém, que esse tipo de tecnologia é extremamente limitada a servir comidas empacotadas e bebidas em condições especificas, o que permitiu a continuação das buscas por uma tecnologia mais similar ao Replicador.

Apesar de ter sido desenvolvida em 1980, a impressora 3D só chegou à forma como a conhecemos por volta dos anos 2000. A ideia de produzir desde miniaturas para festas de casamento até peças de carro atraiu não só grandes empresas e produtores como o cidadão comum, que conseguia ver diversos usos mundanos bem como oportunidades de desenvolver o seu próprio artesanato de forma mais prática.

Em 2010, o termo impressão 3D ganhou muita popularidade e diversas empresas começaram a perseguir a produção e venda de impressoras 3D portáteis desenvolvidas para o uso doméstico. Chegamos, portanto, na fase em que qualquer pessoa pode ter acesso a esse tipo de tecnologia. As icônicas máquinas de comida dos seriados de ficção científica já não parecem mais tão distantes, e é ai que entram as novas invenções como o Foodini.

Criada pela empresa Natural Machines, o forno micro-ondas, produto que busca se tornar tão presente nas cozinhas ainda está em fase de protótipo. A máquina utiliza todos os conceitos apresentados na impressão 3D e as transfere para o mundo gastronômico. O modo de preparo é bem simples: o consumidor seleciona na tela a receita e a forma da impressão (vertical ou horizontal), depois disso basta ele colocar os ingredientes em cada uma das cinco cápsulas da máquina. Após esperar alguns minutos ela imprime qualquer refeição, seja salgada ou doce, pronta para o consumo.

É importante lembrar que o Foodini é apenas uma das diversas impressoras 3D de comida que estão em desenvolvimento ou já fazem parte do mercado. Apesar de lembrarem muito o Replicador e as máquinas futuristas, elas ainda possuem algumas limitações, mas, seguindo esse caminho, é bem possível que em pouco tempo teremos algo exatamente igual ao que vimos na televisão dentro de nossas casas.

--

--