Clipes musicais que emulam smartphones

Paula Konno
Tendências Digitais
3 min readApr 3, 2017

O Youtube é uma das principais plataformas de vídeo usada para a divulgação de vídeo clipes musicais. Tratando-se especificamente do K-Pop (Gênero musical originário da Coreia do Sul) ele é uma ferramenta muito importante para a divulgação do gênero em escala global, a chamada Hallyu Wave. Por conta disso, os investimentos nos clipes do gênero geralmente são bem pesados.

Os vídeo clipes de K-Pop (Também chamados popularmente de MVs pelos fãs) são conhecidos por serem criativos e muito bem produzidos, mostrando todo seu cuidado com a direção de arte e o design (Recomendação ao lado).

Uma tendência que pode ser notada nos vídeo clipes dos últimos anos é a tentativa de simular dispositivos dentro destes clipes, mais especificamente o Smartphone. Há diferentes maneiras sendo feitas, como por exemplo alterar o Aspect Ratio(Formato de tela do vídeo) ou fazer referência a alguma rede social sendo utilizada no Smartphone.

Um exemplo é o MV do grupo MAMAMOO, Girl Crush. O vídeo foi inteiramente filmado neste formato vertical de tela de celular e também conta com movimentos de swipe que são bem comuns na hora de utilizar um Smartphone. Podemos citar o MV Softly by Starship Planet que também foi filmado neste formato. Outro exemplo é o MV do EPIK HIGH, Born Hater, apesar de que a proposta aparentemente é de que os cantores estejam “presos” em uma cabine de banheiro, porém é um bom exemplo de trabalho com o Aspect Ratio a ser mencionado.

O MV de Me&You by San E feat. Baek Yerin também é totalmente filmado no formato de um Smartphone, mas com o diferencial de que simula a interface de uma rede social muito popular atualmente, o Instagram, como se alguém estivesse realmente utilizando a rede social, mostrando várias interações, ao mesmo tempo em que o vídeo clipe é reproduzido dentro da interface. Outro exemplo que utiliza o Instagram em seu clipe é o No More by BEAST, apesar de não ter sido filmado no Aspect Ratio da tela do celular, ele utiliza a interface e algumas interações da rede social ao longo do vídeo.

O MV Like Romantic Comics by Mad Clown, Brother Su utiliza da mudança no Aspect Ratio apenas em alguns momentos do vídeo, simulando a tela do celular que a atriz está utilizando, e também brincando com um filtro semelhante ao do Snow (App coreano como o Snapchat, mas com mais variedade de filtros). Além disso pode ser visto a simulação de tela uma câmera de segurança e de um Aspect Ratio que se assemelha a uma fotografia antiga.

O MV A Girl Like me by Gugudan conta com um curto momento de mudança de Aspect Ratio para simular a interface do Instagram, além de simular a interface da câmera de um celular mas dessa vez mantendo o Aspect Ratio.

É uma tendência que mostra a forte presença dos Smartphones e das redes sociais em nossas vidas, muitas pessoas não precisam que alguém fale que aquela é a interface do Instagram ou que se trata de um filtro do Snow ou do Snapchat, elas reconhecem imediatamente. O formato de tela de um Smartphone é facilmente reconhecido também. Aproveitando desta presença, a simulação é criativamente inserida nos vídeo clipes, dando um diferencial para o vídeo e o tornando mais interessante.

--

--