Tela touchscreen e inteligência artificial em TRON

Ana Lígia De Souza Mello
Tendências Digitais
2 min readMay 27, 2016

O filme TRON de 1982 foi um dos primeiros filmes da história a utilizar efeitos visuais computadorizados com atores, porém sempre misturados a props e cenários reais. Na história do filme um programador acaba entrando de corpo e mente dentro do sistema de um computador, onde os programas são representados por pessoas.

O filme, classificado como um clássico cult, não se destaca apenas pela originalidade do roteiro e dos efeitos especiais. Ele também mostrou tendências tecnológicas que ainda não eram possíveis para a época e viriam, curiosamente, a se concretizar cerca de 30 anos após o lançamento do filme.

Um desses exemplos é a enorme mesa de vidro touchscreen utilizada para ter acesso ao Master Control Program. O CEO da empresa se comunica com a inteligência artificial do programa através de áudio e dos enormes botões que aparecem na tela.

A própria inteligência artificial do Master Control Program também foi uma tendência que se concretizou, mas de maneira menos catastrófica do que é mostrado no filme. Hoje temos inteligências artificiais no celular e no computador que são mais controláveis do que o programa megalomaníaco mostrado no filme.

TRON não foi um estrondoso sucesso de bilheteria apesar de suas idéias originais. Esse fato deve-se principalmente pelo lançamento do filme E.T. além da complexidade do filme ser um pouco intensa para a época. Os personagens falam de linguagens de programação, hackers, softwares, sistemas internos, dados, sendo que naquela época, era muito raro pessoas terem computadores em casa.

--

--