Ultra Alta Definição

Felipe Furtado
Tendências Digitais
4 min readJun 15, 2018

Para compreendermos a Ultra Alta Definição, vamos fazer um breve panorama a respeito dos aspectos que a transformaram em uma macro tendência na área atual de vídeos. Desde o surgimento do vídeos digital, formato que foi lançado em 1996, as resoluções dos vídeos ganhavam a atenção dos consumidores e entusiastas da área. O vídeo digital transformou o mercado da área ao dinamizar o processo de gravação e edição revolucionando o mercado com os seus avanços durante os anos, o vídeo tornou-se uma das mídias mais consumidas em todo o mundo, hoje estamos vivendo a era do vídeo digital com as plataformas de streaming crescendo cada vez mais.

Com o advento do vídeo digital, grandes empresas começaram a desenvolver pesquisas e implementações para o formato, uma das mais conhecidas foi o aumento do limite de pixels apresentados na tela, mas para entendermos isso precisamos primeiro saber, o que é um pixel?

O que é um Pixel?

Basicamente podemos dizer que pixel são pequenos pontos que compõem qualquer reprodução digital, cada um desses pontos pode assumir uma cor e quando vários pixels “acendem” juntos é formada uma imagem digital.Quanto mais pixels em uma imagem melhor a sua qualidade de resolução.

Com o aumento da quantidade de pixels vários padrões de resoluções foram criados para servirem de base para a criação de televisões e produções de vídeos, além da implementação em câmeras digitais que registram imagens com base nessa quantidade padrão, os padrões de resolução mais conhecidos e utilizados até hoje são:

A evolução das resoluções nas televisões e vídeos digitais nos últimos anos aconteceu muito rápido, hoje já existem protótipos de televisões que apresentam resoluções de até 10K. As televisões com ultra alta definição estão consolidando-se agora no mercado com as televisões Smart conquistando os consumidores. As televisões com acesso a internet, chamadas de Smart, trazem normalmente como resolução o 4K, essas televisões, quando chegaram ao mercado, não foram bem recebidas por especialistas que diziam ser um exagero a comercialização com tal definição de imagem, sendo que ainda não existiam muito material originalmente gravado em 4K, o que gerava uma incoerência na produção das televisões.

Mas é fato que hoje as televisões 4K já estão cada vez mais comuns nas casas, pesquisas apontam que hoje existem mais acessos a internet em TVs do que por tablets, as televisões modernas trazem diversos benefícios uma delas é a possibilidade de assistir conteúdo em 4K, reconhecendo esse cenário no mercado atual, produtores de conteúdo estão cada vez produzindo material com essa resolução.

O 4K já está sendo utilizado em diversos conteúdos de entretenimento e hoje pode ser encontrado em diferentes plataformas, pouco tempo atrás era difícil obter acesso a conteúdos com essa resolução. A partir de 2014 a maio plataforma de vídeos da internet, o Youtube começou a disponibilizar a compatibilidade com vídeos de resolução 4K, isso aumentou significativamente a quantidade de material gerado, além do Youtube, o Netflix e Vimeo também aderiram a resolução em suas plataformas. Os Smartphone mais modernos da Apple e Samsung já conseguem gravar vídeos com em Ultra Alta Definição, então hoje é muito fácil produzir e acessar um conteúdo em 4K.

Copa Do Mundo 2018 e a Ultra Alta Definição

Cinegrafista na Copa Do Mundo de 2014, quando apenas alguns jogos eram filmados em 4K

Recentemente um grande salto para a consolidação da Ultra Alta Definição se deu quando a FIFA anuncio que a Copa Do Mundo 2018 seria a primeira a ser transmitida completamente em 4K e isso afetou imediatamente canais esportivos e fornecedores de televisão por assinatura que não tinham compatibilidade com televisões 4K. No Brasil o canal Sportv fechou uma parceria com a Samsung para desenvolver um aplicativo que vai transmitir todos os jogos da Copa do Mundo em 4K e que seria exclusivo para televisões da marca, em cima disso diversas campanhas publicitárias surgiram para divulgar televisões para a Copa.

O Futuro da Ultra Alta Definição

Hoje em dia material em Ultra Alta Definição já está se consolidando com a popularização do 4K, mas já existem resoluções maiores que com certeza serão muito em um futuro talvez não tão distante assim, as resoluções 8K e 10K já existem em protótipos, mas a questão mesmo é se eles seriam funcionais, muitos especialistas não apostam nessa tecnologia por acreditarem que já alcançamos o limite perceptível ao olho humano com as resoluções atuais, mas existem alguns que acreditam não existir um limite para esse aspecto. Fato é que essa é uma tendencia que ainda vamos ouvir falar muito nos próximos anos, pode ser tanto pelos seus avanços ou fracassos.

--

--