Vídeos de gameplay

Priscilla Meiler
Tendências Digitais
2 min readOct 5, 2016

Uma tendência que eu tenho percebido entre o público gamer, é o crescimento e a dissiminação de vídeos de let’s play.

Dentre os principais nomes nessa lista, estão PewDiePie, com 48 milhões de inscritos, Markplier, com 14 milhões e JackSepticEye, com 12 milhões. Para fins de comparação, o canal do TED Talks tem “apenas” 5 milhões de inscritos e um dos canais mais populares de musica, o canal oficial de Justin Bieber, possui 24 milhões de inscritos.

PewDiePie jogando YouTubers Life

Vídeos de “let’s play” são vídeos onde o YouTuber ou Streamer grava seu jogo, e o espectador assiste o gameplay. É uma ótima opção para quem não tem paciência de jogar algum jogo, mas ainda assim quer saber a história e conhecer o jogo. Mas eu não diria que funciona para todos os jogos, e principalmente para todos os públicos.

Muitos dos YouTubers com esse foco, acabam não apenas jogando, mas também procurando seguir uma linha mais na comédia. Eles tentam jogar, e ao mesmo tempo serem engraçados, para atrair e cativar o público. O que as vezes pode fazer o jogador mais sério se incomodar por estarem “tirando sarro” de certo jogo. Por esse motivo, é importante que ao assistir esse tipo de vídeo, o espectador deve se despir de todos os seus preconceitos, e aceitar que nem sempre suas opiniões são a verdade absoluta, e existem opiniões que podem divergir das suas.

Jacksepticeye jogando Uncharted 4

Ainda assim, acredito que essa tendência é uma forma mais rápida e prática de conhecer muitos jogos dos quais nem todos têm acesso, ou a possibilidade de jogar. Então é algo que veio para facilitar, mais do que atrapalhar.

--

--