‘É rir pra não chorar’ — A habilidade do Brasileiro de tirar sarro dos problemas

Guilherme Müller
Tendências Digitais
2 min readMay 10, 2016

O cenário político do país tem piorado ao longo dos últimos anos, e isso não é nenhum segredo. Inclusive nem para o exterior, onde programas de TV falam sobre escândalos de corrupção do país, e países distantes elegem um certo político brasileiro como o mais repulsivo do mundo. E em meio a tantos problemas, o brasileiro parece ainda conseguir ser ‘feliz’, por meio da aplicação da frase “É rir pra não chorar”. E com essa frase em mente, houve um crescimento enorme nas redes sociais de post de imagens, vídeos, e até remixes musicais de valor cômico sobre o cenário político brasileiro.

As montagens variam de simples colagens de rostos de figuras políticas em personagens de série, até recortes mais bem trabalhados e refinados. O objetivo é o mesmo, divertir o brasileiro em meio a crise política, mas algumas pessoas passam mais tempo se empenhando para entregar uma imagem de melhor qualidade, sem ter um real ganho com isso além do divertimento de fazer e de compartilhar.

E as montagens do Photoshop, apesar de ser o tipo de post mais presente, não é o mais trabalhado. Animações curtas, ou até vídeos de paródia de aberturas de séries animadas são feitos pelos mais empenhados, normalmente páginas de entretenimento no Facebook que se aproveitam da onda para ganhar alguns likes.

Mas o que exatamente criou essa tendência de se ir tão longe para se poder rir do cenário político? O conceito de “É rir pra não chorar” se encaixa bem para explicar isso. É por causa do tamanho dos problemas que nosso país vem enfrentando que foi criada essa maior demanda por uma forma de divertimento que pudesse, no mínimo, amenizar a tensão. E o que começou com piadas soltas no Twitter durante um debate político em poucos segundos, evoluiu para horas gastas em programas de edição de imagem e vídeo (e de música, ocasionalmente), simplesmente para entreter um povo receoso sobre o futuro de seu país.

--

--