Ícones nos jogos

Kathe Kaizu
Tendências Digitais
2 min readJun 10, 2017

O artigo de Pedro Vieira, “Interfaces fáceis de usar na web”, relata que uma interface não pode ser apenas bonita, ela também tem que ser concisa, clara, eficiente e intuitiva. O mesmo ocorre com os jogos. Segundo a adaptação do texto de 2011 do site Dev.Mag, publicada em “Drop dos jogos”:

“O design de interface está entre os aspectos mais desafiadores no desenvolvimento de games. Muitas informações devem ser transmitidas ao jogador em um pequeno espaço na tela. Um projeto de interface ruim pode acabar com a experiência de jogo e destruir um bom concept design.”

– Kao Tokio, em “User Interface Design para games: A teoria da Diegese”

Para auxiliar os jogadores, alguns jogos como League of Legends e Vainglory, utilizam um mecanismo de sinalização, o qual o usuário pode informar algo, como por exemplo, está a caminho, inimigo desaparecido ou perigo.

Screenshot do jogo Vainglory

Esse sistema precisa de uma comunicação rápida e precisa do que deseja passar, por isso utiliza ícones como linguagem. Segundo Marta Heupa, autora do texto “Popularização dos ícones”, ícones são símbolos gráfico de um conceito ou ação que facilitam o entendimento de um sistema. No caso de League of Legends, são utilizado símbolos gráficos mundialmente conhecidos para entendimento de todos os jogadores em todos os países.

Tipos de sinais do jogo League of Legends

A sinalização também pode ser comparada a um emoji que, segundo Carolina Pavowski, autora do texto “Emojis como forma de expressão”, foram popularizados nos anos 2000 por sua mensagem fácil e rápida, sem a necessidade de textos. Talvez a sociedade esteja se encaminhando para um era simples e visual com o aumento dos ícones na vida das pessoas como os botões de reação do Facebook, emojis do WhatsApp e outros aplicativos.

--

--