Image for post
Image for post

Cordas com melhor Custo x Benefício

T. Tamagusko
Oct 30, 2017 · 4 min read

Normalmente quando falo de cordas, sempre recebo comentários e e-mails do tipo: “Não consigo encontrar a corda X” ou “a corda Y está muito cara”, bom, neste post vou falar sobre as cordas que, do meu ponto de vista, tem o melhor custo x benefício para nós brasileiros. Não vou falar das cordas top de linha, o foco serão cordas baratas que tem um desempenho bom e podem ser encontradas no Brasil.

Image for post
Image for post

1 — Pro’s Pro Blackout 1.24

Excelente corda, sendo a mais equilibrada da lista, com bom spin, controle e feel. Gosto também do conforto que essa corda proporciona, sendo acima da média para um poliéster. Peca um pouco na durabilidade (mas pelo custo acaba valendo a pena). Essa corda, nas primeiras horas, tem um desempenho semelhante as cordas mais caras. É a minha escolha para treinos, quem usa realmente se impressiona. Se você estoura muitas cordas a dica é usar na espessura 1.28.

Pontos fortes: Conforto, s pin, controle e feel.

Pontos fracos: Durabilidade.

Image for post
Image for post

2 — MSV Focus Hex 1.23

Corda de spin bom, e excelente durabilidade. Foi por muito tempo a minha escolha, entretanto, ela é bem dura, pecando no quesito conforto. A manutenção de tensão é média para baixa, mas a durabilidade é absurda, na versão 1.23 (na versão 1.27 é praticamente indestrutível) demora bastante para estourar, normalmente a corda morre antes.

Pontos fortes: Spin, potência.

Pontos fracos: Manutenção de tensão e conforto.

Image for post
Image for post

3 — Signum Pro Poly Plasma 1.23

É uma corda que tem em seus pontos fortes a manutenção de tensão e a durabilidade, tendo ainda um controle muito bom. Por esse motivo é muito utilizada por professores/treinadores. Como estes ficam longas horas nas quadras, a durabilidade dessa corda acaba sendo vantajosa.

Pontos fortes: Manutenção de tensão, durabilidade e controle.

Pontos fracos: Spin e conforto.

Image for post
Image for post

4 — Gamma Moto 1.24

Corda com muito spin e durabilidade boa. Nas primeiras horas tem um spin excelente, mas depois perde um pouco das quinas e fica uma corda normal. O feel e o conforto são seus pontos fracos, joguei um tempo com ela e não conseguia controlar muito bem esses golpes. Se você tem/teve problemas no braço, não recomendo essa corda. Ainda, para quem estoura muitas cordas, essa corda na versão 1.29 ou a MSV Focus Hex 1.27 são uma excelente opção.

Pontos fortes: Spin, durabilidade.

Pontos fracos: conforto e feel.

Essas são quatro opções que estão disponíveis no mercado brasileiro a um preço excelente e que entregam um desempenho adequado, dependendo do que você procura. Dessa lista usei poucas vezes a Signum Pro Poly Plasma (não entregava o spin que eu preciso) e a Gamma Moto (conforto abaixo do meu limite), usei por alguns anos a MSV Focus Hex e atualmente tenho utilizado a Blackout. Para finalizar, vou mostar as minhas considerações comparando as quatro cordas.

SPIN: Moto > Blackout > Focus Hex >>> Pro Poly Plasma

Controle: Blackout > Pro Poly Plasma > Moto = Focus HEx

Potência: Focus Hex > Blackout > Moto > Pro Poly Plasma

Manutenção de tensão: Pro Poly Plasma >> Moto = Focus Hex > Blackout

Durabilidade: Pro Poly Plasma > Moto > Focus Hex >> Blackout

Conforto: Blackout >> Focus Hex = Pro Poly Plasma > Moto

Feel: Blackout > Pro Poly Plasma > Focus Hex > Moto

A partir desse ponto, o jogador tem que definir as suas prioridades e escolher o que deseja num encordoamento, normalmente quando se ganha em alguma característica perde-se em outra, essa equação é sempre um problema a se resolver.

OBS: As cordas apresentadas neste artigo são baratas e encontradas facilmente no Brasil, existem outras opções excelentes que não estão abordadas neste tópico. Tentei focar na equação custo x benefício e disponibilidade.

Tenislab

O laboratório do tenista.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store