Fonte: tennis-warehouse.com

Customização de raquetes: Balanceamento — Parte 1

Tiago Tamagusko
Tenislab

--

Pessoal, aqui vai o primeiro post sobre um assunto que foi sugestão do nosso leitor Enzo, que é a customização de raquetes. Isso mesmo, vamos conhecer uma das principais características das raquetes de tênis, que é o seu balanceamento.

Quando procuramos as especificações das raquetes de tênis, sempre lemos que a raquete é 5 HL, HB ou até mesmo HH. Mas o que isso quer dizer? Essa informação fala onde está localizado o centro de gravidade da tua raquete, e qual o seu balanceamento. Deste modo, existem três tipos de balanceamento para raquetes de tênis:

HL = Head Light

EB = Even Balance

HH = Head Heavy

Uma raquete de tênis normalmente tem 27″ de comprimento, ou seja, 68,58 cm. Portanto, quando uma raquete é EB (balanceada), o seu centro de gravidade está localizado exatamente na metade da raquete, ou seja, 34,29 cm.

Quando uma raquete tem o balanceamento HL (cabeça leve), o seu centro de gravidade está voltado para o cabo, sendo assim, o balanceamento é menor que 34,29 cm.

Ainda, quando uma raquete é HH (cabeça pesada), o seu peso está concentrado na cabeça, ou seja, seu balanceamento é maior que 34,29 cm.

Então temos:

HH > 34,29 cm (EB) > HL

Existem diversas variáveis que controlam a relação entre o controle e a potência de uma raquete de tênis, mas em linha geral, quanto mais HL uma raquete, maior o controle, sendo assim, quanto mais HH, menor o controle e maior a potência. Deste modo, temos que encontrar nosso equilíbrio entre controle e potência, pois normalmente um fator é inversamente proporcional ao outro.

Agora, outro detalhe, cada ponto no balanceamento corresponde a 0,3175 cm ~ 0,32 cm. Deste modo, uma raquete 5 pontos HL tem seu balanceamento calculado assim:

34,29 — ( 5 x 0,3175 ) = ~ 32,7 cm

Então podemos utilizar as seguintes fórmulas:

Raquete HL: 34,29 — ( PtsHL x 0,3175 ) = Balanceamento

Raquete HH: 34,29 + ( PtsHH x 0,3175 ) = Balanceamento

Sendo:

PtsHL = Pontos HL

PtsHH = Pontos HH

Mas como vou saber o balanceamento exato da minha raquete? Isso é bem simples, você vai precisar apenas de uma régua/trena de pelo menos 40 cm e de uma mesa.

Você posiciona a raquete na ponta da mesa, e vai empurrando a raquete pelo cabo levemente, até ela quase cair, quando ela desequilibrar, você volta um pouco e faz isso novamente até achar o ponto exato onde a raquete fica equilibrada, esse é o ponto de equilíbrio. Então, você mede a distância desse ponto até a ponta do cabo da raquete, esse é o balanceamento da sua raquete de tênis.

Fonte: tennis-warehouse.com

Para facilitar a vida de vocês, criei a tabela abaixo:

Balanceamento:

Para o texto não ficar muito extenso, resolvi dividir o post em dois, sendo assim, na parte 2 vou falar como modificar o balanceamento da sua raquete e quais as vantagens do processo. Então, até lá!

Todo o conteúdo do blog é distribuído gratuitamente a única forma de manter o site é através do seu engajamento. Não esqueça de seguir os nossos perfis no instagram @tenis_lab e no twitter @blogtenislab!

--

--

Tiago Tamagusko
Tenislab
Editor for

Transport Specialist & Data Scientist. Enthusiast of ML, programming, and active mobility. Amateur tennis player. linkedin.com/in/tamagusko