Image for post
Image for post
Fonte: tennis-warehouse.com

Customização de raquetes: Balanceamento — Parte 1

T. Tamagusko
Nov 23, 2015 · 3 min read

Pessoal, aqui vai o primeiro post sobre um assunto que foi sugestão do nosso leitor Enzo, que é a customização de raquetes. Isso mesmo, vamos conhecer uma das principais características das raquetes de tênis, que é o seu balanceamento.

Quando procuramos as especificações das raquetes de tênis, sempre lemos que a raquete é 5 HL, HB ou até mesmo HH. Mas o que isso quer dizer? Essa informação fala onde está localizado o centro de gravidade da tua raquete, e qual o seu balanceamento. Deste modo, existem três tipos de balanceamento para raquetes de tênis:

HL = Head Light

EB = Even Balance

HH = Head Heavy

Uma raquete de tênis normalmente tem 27″ de comprimento, ou seja, 68,58 cm. Portanto, quando uma raquete é EB (balanceada), o seu centro de gravidade está localizado exatamente na metade da raquete, ou seja, 34,29 cm.

Quando uma raquete tem o balanceamento HL (cabeça leve), o seu centro de gravidade está voltado para o cabo, sendo assim, o balanceamento é menor que 34,29 cm.

Ainda, quando uma raquete é HH (cabeça pesada), o seu peso está concentrado na cabeça, ou seja, seu balanceamento é maior que 34,29 cm.

Então temos:

HH > 34,29 cm (EB) > HL

Existem diversas variáveis que controlam a relação entre o controle e a potência de uma raquete de tênis, mas em linha geral, quanto mais HL uma raquete, maior o controle, sendo assim, quanto mais HH, menor o controle e maior a potência. Deste modo, temos que encontrar nosso equilíbrio entre controle e potência, pois normalmente um fator é inversamente proporcional ao outro.

Agora, outro detalhe, cada ponto no balanceamento corresponde a 0,3175 cm ~ 0,32 cm. Deste modo, uma raquete 5 pontos HL tem seu balanceamento calculado assim:

34,29 — ( 5 x 0,3175 ) = ~ 32,7 cm

Então podemos utilizar as seguintes fórmulas:

Raquete HL: 34,29 — ( PtsHL x 0,3175 ) = Balanceamento

Raquete HH: 34,29 + ( PtsHH x 0,3175 ) = Balanceamento

Sendo:

PtsHL = Pontos HL

PtsHH = Pontos HH

Mas como vou saber o balanceamento exato da minha raquete? Isso é bem simples, você vai precisar apenas de uma régua/trena de pelo menos 40 cm e de uma mesa.

Você posiciona a raquete na ponta da mesa, e vai empurrando a raquete pelo cabo levemente, até ela quase cair, quando ela desequilibrar, você volta um pouco e faz isso novamente até achar o ponto exato onde a raquete fica equilibrada, esse é o ponto de equilíbrio. Então, você mede a distância desse ponto até a ponta do cabo da raquete, esse é o balanceamento da sua raquete de tênis.

Image for post
Image for post
Fonte: tennis-warehouse.com

Para facilitar a vida de vocês, criei a tabela abaixo:

Balanceamento:

Image for post
Image for post

Para o texto não ficar muito extenso, resolvi dividir o post em dois, sendo assim, na parte 2 vou falar como modificar o balanceamento da sua raquete e quais as vantagens do processo. Então, até lá!


Todo o conteúdo do blog é distribuído gratuitamente a única forma de manter o site é através do seu engajamento. Não esqueça de seguir os nossos perfis no instagram @tenis_lab e no twitter @blogtenislab!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store