5 referências que favorecem discussões e ações para tecnologias mais humanas
A tecnologia tem exercido um papel fundamental na vida das pessoas e ela não é neutra. Pessoas estão programando e desenhando produtos e experiências que impactam diretamente a vida das pessoas.
“Sempre que você coloca opções de conteúdo ou interface na frente de um usuário, você está o influenciando.[…] Como é impossível apresentar todas as opções disponíveis com a mesma prioridade, o que você escolhe enfatizar é uma expressão de seus valores.” Centro de Tecnologia Humana
Neste artigo resolvi compartilhar alguns links e trechos de referências que favorecem discussões e reflexões sobre tecnologias mais humanas.
O último link é um guia que pode ajudar a colocar isso em prática.
📃 Artigo sobre Princípios de tecnologia (inglês):
Link: Human Tech Principles (em inglês)
Link: Princípios para Tecnologia Humana (tradução para o português)
“Esses princípios de tecnologia humana têm como objetivo ajudá-lo a explorar profundamente essa responsabilidade de criar produtos que estejam realmente alinhados com os melhores interesses da humanidade. […] Embora esses princípios se apliquem a muitas tecnologias, eles se destinam principalmente a “tecnologias persuasivas” que interagem diretamente com as mentes dos usuários — principalmente com as mídias sociais."
🔍 Pesquisa sobre quanto tempo usando um app promoveu sentimentos de felicidade e arrependimento
Link: App ratings (em inglês)
Pesquisa feita com 200,000 usuários de iPhone mostrando quanto tempo usando alguns apps deixaram as pessoas felizes e arrependidas:
Exemplo do Facebook:
Feliz 😀 usando por 22 minutos por dia vs Arrependida 😔 usando por 59 minutos.
📃 Artigo: Chegou a hora dos produtos digitais começarem a nos capacitar
Link: Many Stories (em inglês)
“Empoderamento significa tornar-se mais confiante, especialmente no controle de nossas próprias vidas e na defesa de nossos direitos. Esse não é o paradigma atual da tecnologia. Em vez disso, os produtos digitais exigem tanto de nós e se intrometem tão profundamente em nossa existência diária que comprometem nossa confiança e controle. Nossos dados e atividades são extraídos e usados sem compensação ou transparência. Nosso foco é prejudicado por notificações constantes. Nossas escolhas são reduzidas por algoritmos que ditam o que vemos. Não podemos nem baixar nossos dispositivos porque perdemos nossa capacidade de resistir a eles.”
🎥Talk no Google com a autora Sara Wachter-Boettcher
Autora do livro “Technically Wrong: Sexist Apps, Biased Algorithms […]”
Link: Youtube — Talks at Google (em inglês)
“Muitos dos serviços em que confiamos estão cheios de descuidos, preconceitos e pesadelos éticos: Chatbots que assediam mulheres. Formulários de inscrição que falham em quem não é hetero. Sites de mídia social que enviam mensagens animadas sobre parentes mortos. Algoritmos que colocam mais pessoas negras atrás das grades. Sara Wachter-Boettcher faz uma análise inabalável dos valores, processos e suposições que levam a esses e outros problemas. Tecnicamente errado desmistifica o setor de tecnologia, deixando aqueles de nós do outro lado da tela mais bem preparados para fazer escolhas informadas sobre os serviços que usamos — e exigir mais das empresas por trás deles.”
✏️ Guia para Identificar oportunidade para Tecnologia Humana
Se achou esse conteúdo válido, deixe seus 👏 , compartilhe ou fale sobre isso com outras pessoas.